4 de maio de 2021

Paraná reitera pedido de mais vacinas aos trabalhadores da saúde ao governo federal

Divulgação

A defasagem é de 78.400 doses para este grupo. O diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior, reiterou a autoridades do Ministério da Saúde o pedido já feito pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário estadual Beto Preto.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior, reiterou hoje, 04, a autoridades do Ministério da Saúde o pedido já feito pelo governador Ratinho Junior (PSD) e pelo secretário estadual Beto Preto sobre a necessidade de ampliar o envio de vacinas contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde. Ele apresentou dados que mostram a necessidade de ampliar o quantitativo. A defasagem é de 78.400 doses para este grupo.

“Queremos avançar na vacinação, precisamos de mais doses para a finalização dos grupos e contamos com o apoio do Ministério da Saúde. Por determinação do secretário Beto Preto, estive novamente aqui em Brasília numa boa conversa com o Ministério. Tenho certeza que eles serão sensíveis ao nosso pleito para que seja feita a readequação”, afirmou Werner Junior.

Os dados constam de mapeamento realizado pela Secretaria de Saúde junto aos municípios paranaenses e levam em consideração a contratação de mais profissionais ao longo desse ano de pandemia para trabalhar nos quase 5 mil leitos disponibilizados na rede pública. O indicador utilizado pelo Ministério da Saúde é a cobertura vacinal da Influenza de 2020.

O levantamento interno do Estado aponta que 188 municípios não solicitaram novas doses, 43 requereram até 5 doses, 118 municípios até 100, 39 até 1.000 e 11 entre 1.000 e 20.000. Este último grupo é dos municípios sedes das 22 Regionais do Estado do Paraná e apresentam características convergentes no sentido de possuírem Centros de Referência de atendimento a pacientes com Covid–19, o que acarreta em novas contrações e alta rotatividade de trabalhadores de saúde.

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, recebeu o relatório do Paraná e afirmou que os dados serão avaliados internamente. Ele destacou ainda que a postura engajada do Estado e a preocupação em não deixar nenhum profissional de saúde de fora da vacinação merecem reconhecimento.

“É uma honra receber este documento que demonstra a preocupação e seriedade do trabalho no Paraná. Vamos analisar e, na medida do possível, vamos atender a demanda porque o nosso objetivo é vacinar toda a população”, destacou.

VACINAÇÃO – Os municípios paranaenses ainda estão aplicando doses em profissionais de saúde. Segundo o Vacinômetro, ferramente que registra a quantidade de doses aplicadas, 311.839 trabalhadores da saúde já receberam a primeira dose e 224.716 já receberam as duas. A quantidade é superior aos 303.026 trabalhadores de saúde elencados no Plano Estadual, o que é uma constatação de que as estimativas do Ministério da Saúde estão defasadas e que o número gira em torno de 400 mil profissionais dessa área nas redes pública e privada. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos