18 de março de 2019

Paraná poderá ser o maior produtor de alimentos do mundo

Divulgação

O governador Ratinho Junior esteve no último sábado, 16, na ExpoParanavaí. Ele se reuniu com prefeitos de cidades da região.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou no último sábado, 16, que pretende consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos da Terra. A declaração foi feita durante uma reunião com prefeitos na ExpoParanavaí, um dos principais eventos de agronegócios do Estado.

“Estamos organizando o Estado para alcançar esse posto porque o mundo, no futuro, vai precisar cada vez mais de comida e o Paraná pode se destacar nesse cenário, já que ninguém produz em quantidade e em variedade como nós”, apontou o governador.

De acordo com Ratinho Jr., para se destacar no fornecimento de alimentos o Paraná precisa resolver os gargalos logísticos e criar condições que permitam exportar de forma mais eficiente para China, Estados Unidos, entre outros países, e escoar a produção. Para isso, há vários projetos e discussões em andamento.

Uma das propostas é a criação da ferrovia bioceânica, que ligará os portos de Paranaguá, no Litoral do Estado, ao de Antofagasta, no Chile. O governador lembrou que a iniciativa já foi apresentada ao Presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Pelos nossos cálculos, com essa ferrovia conseguiremos baratear em 40% o custo logístico de exportação para a Ásia, por exemplo”, disse Ratinho Jr. “Precisamos entregar produtos com eficiência e com preços competitivos para nos consolidarmos como referência na área de fornecimento de alimentos”, acrescentou.

CONCESSÕES – Outra frente de trabalho de infraestrutura e logística é a parceria com o governo federal na concessão de rodovias do Anel de Integração, com foco na redução de tarifas e na modernização das estradas.

Há um grupo de trabalho formado pelos governos estadual e federal para repensar o modelo de concessão paranaense. Segundo o governador, o Paraná também entrará no leilão de concessões de aeroportos.

O governador disse ainda que, na busca por transformar a infraestrutura do Paraná, lançará neste primeiro semestre um programa que prevê o desenvolvimento de projetos para modernização das rodovias, com foco em terceiras faixas, duplicações, trincheiras, viadutos, entre outros. “Hoje, se tivéssemos R$ 1 bilhão em caixa, não conseguiríamos fazer nada porque não temos projeto. Portanto, vamos estimular o desenvolvimento de projetos”, garantiu Ratinho Jr. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos