29 de abril de 2020

Paraná pode chegar até 100 mil infectados e 200 óbitos por Coronavírus em julho

Divulgação

Em videoconferência, o governador Ratinho Junior apresentou ações do Paraná ao ministro da Saúde Nelson Teich, e conheceu um novo modelo estatístico sobre cenários da Covid-19 no Brasil. A perspectiva apresentada prevê que no final de julho o Estado poderá chegar a 100 mil infectados, contabilizados desde o início da pandemia, e somar até 200 óbitos.

O governador Ratinho Junior (PSD) apresentou ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, a estrutura hospitalar e o plano de ação do Governo do Paraná para enfrentamento à Covid-19. A reunião virtual aconteceu hoje, 29, com a participação dos demais governadores do Sul, Carlos Moisés (PSL -Santa Catarina) e Eduardo Leite (PSDB – Rio Grande do Sul).

Ratinho Jr. destacou que o Estado já tem contratado e em funcionamento 500 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento do Codid-19. O número, afirmou o governador, vai chegar a 1.250 em até 45 dias, com novas contratações, inaugurações dos hospitais de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba, além da readequação dos hospitais universitários de Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá.

“O planejamento é diário em busca sempre do que for melhor para a população paranaense. O Estado está com toda sua estrutura voltada para combater o vírus”, disse o governador, lembrando que o Estado já fez mais de 17 mil testagens na busca por uma estratificação mais clara da doença, o que colabora na tomada de ações mais pontuais.

O governador aproveitou a primeira reunião com Nelson Teich para reforçar o pedido por equidade, por parte do Ministério da Saúde, na distribuição de recursos, equipamentos de proteção e aparelhos. O Paraná solicitou 500 respiradores e 2,4 milhões de EPIs ao governo federal.

As ações do Estado foram bastante elogiadas pelo ministro. “O Paraná e os Estados do Sul são diferenciados, o que torna mais fácil o trabalho do Ministério. Planejamento que explica o controle da curva de óbitos e novos casos da doença no Estado”, destacou Teich.

No total, o Paraná registra agora 1.348 confirmações da doença e 82 óbitos de pessoas residentes do Estado. Das confirmações, 879 pessoas já são consideradas recuperados e estão liberados do isolamento.

ESTATÍSTICA – O governador também conheceu, por videoconferência, um modelo estatístico elaborado pelo economista Samy Dana e pelo matemático e estatístico Alexandre Simas, que apresenta um novo método para verificar os números da Covid-19 no Brasil.

O estudo foi encomendado pela Easynvest e também aponta o cenário para o Paraná em relação à doença. “O modelo mostra que as ações que o Estado vem realizando tem dado resultado, como se houvesse um isolamento muito forte. O panorama é muito positivo”, afirmou Simas.

O trabalho que envolve ainda os médicos José Gallucci, Bruno Filardi, Rodrigo Rodriguez mostra que a tendência é que o Paraná consiga seguir em equilíbrio até o fim de maio se a curva atual se mantiver. A perspectiva apresentada prevê que no final de julho o Estado poderá chegar a 100 mil infectados, contabilizados desde o início da pandemia, e somar até 200 óbitos. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos