2 de fevereiro de 2022

Palmeira avança para a 26ª posição no índice de Transparência da Administração Pública do Paraná

Arquivo

O acordo firmado em 2019 resultou de uma Ação movida pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná pleiteando o fim da terceirização da mão de obra médica. Como o Município não cumpriu o acordo, a juíza determinou multa por litigância de má-fé.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apresentou a classificação dos 399 municípios paranaenses no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), no qual Palmeira passou a ocupar a 26ª posição, cumprindo com 95,9% das demandas analisadas para a elaboração do ranking. Em 2019, por exemplo, entre os 399 municípios paranaenses, Palmeira ocupava a 276ª posição no ranking transparência, cumprindo com 60,76% das demandas exigidas. Em 2020 o Município avançou para a posição 117, com índice de 74,82%.

A evolução na classificação demonstra o comprometimento da Administração Municipal com a população, ao deixar publicada de forma clara, fácil e transparente as informações da Prefeitura de Palmeira a todos os interessados.

De acordo com o prefeito Sérgio Belich, a transparência nas contas e ações do Município faz parte da execução de seu plano de governo. “Durante a campanha deixei claro que este governo seria pautado em três pilares: transparência, honestidade e austeridade. Implantamos nesta administração o programa Todos por Palmeira e, dentro dele, o eixo ‘Palmeira Exemplo’, o qual abrange ações de transparência total. Fico feliz em ter o trabalho reconhecido neste ranking do Tribunal de Contas e ver que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é melhorar ainda mais na próxima avaliação”, destacou.

Para obter estes dados, o TCE-PR enviou aos Municípios um questionário composto por 16 eixos e 159 itens, e avaliou o Portal da Transparência de todas as Prefeituras do Estado. O endereço de Palmeira, para que os cidadãos tenham acesso aos dados do Município, fica disponível em https://palmeira.eloweb.net/portaltransparencia/.

Já entre os 19 municípios que compõe a Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Palmeira ficou na 2ª colocação, atrás apenas de Sengés, que alcançou o índice de 98,18% e ficou na 10ª posição no ranking estadual.

NÃO CUMPRIDOS – O TCE-PR listou os itens que julgou que não eram cumpridos pelo Município de Palmeira. São eles: Divulga Carta de Serviço ao Usuário; existência de histórico das informações de Recursos Humanos dos três últimos anos; existência de histórico das informações de Licitações dos três últimos anos e existência de histórico das informações de diárias dos três últimos anos.

Porém, todas as informações estão disponíveis aos munícipes no Portal da Transparência do Município, nos seguintes endereços:

– Divulga Carta de Serviço ao Usuário: https://palmeira.eloweb.net/portaltransparencia/publicacoes/1048.

– Existência de histórico das informações de Recursos Humanos dos três últimos anos: https://palmeira.eloweb.net/portaltransparencia/servidores.

– Existência de histórico das informações de Licitações dos três últimos anos: https://palmeira.eloweb.net/portaltransparencia/licitacoes.

– Existência de histórico das informações de Diárias dos três últimos anos: https://palmeira.eloweb.net/portaltransparencia/diarias.

O TCE-PR ainda destaca que o ITP será utilizado para o ranking nacional da entidade e, futuramente, servirá ainda como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses, além de ser usado como fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos