18 de junho de 2019

Oriovisto Guimarães é o novo cidadão honorário do Paraná

Divulgação

Empresário e senador recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná em sessão solene ontem, 17, na Assembleia Legislativa.

O empreendedorismo e a visão de futuro do educador, e hoje senador, Oriovisto Guimarães (Pode) foram reconhecidos com o título de cidadão honorário concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em sessão solene ontem, 17. Proposta pelo deputado estadual e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes (PSD), a homenagem ao empresário, natural do estado de São Paulo, reuniu autoridades dos três poderes do Estado, além de colaboradores, professores e alunos do Grupo Positivo, instituição co-fundada por ele em 1972.

“Nem em meus sonhos imaginei que este dia aconteceria, ser reconhecido pelo meu Paraná, Estado em que passei toda a minha vida. Tudo que construí foi aqui. Receber este título de cidadão honorário, com a presença do governador, dos meus dois colegas senadores, deputados e autoridades do Judiciário, é uma honra imensa e motivo de grande orgulho”, afirmou Guimarães.

O governador destacou essa trajetória de sucesso, que contribui com o desenvolvimento do Estado por meio da educação, da geração de empregos e pela política. “O senador Oriovisto tem uma história com o Paraná como empresário, gerador de empregos e uma pessoa que sempre acreditou na área educacional. Tem uma enorme contribuição com o Estado e o Brasil”, disse.

“Esta homenagem reconhece toda a sua história como cidadão, empresário, pai de família e, agora, como senador”, ressaltou o governador. “A minha geração tem muito a agradecer ao senador, que como empresário também incentivou outras empresas a investirem no Paraná, trazendo mais desenvolvimento ao Estado”, salientou.

De acordo com o secretário Marcio Nunes (PSD), “só pode receber o título de cidadão benemérito do Paraná, aqueles que prestaram relevantes serviços à sociedade paranaense. Pela trajetória e pelo conjunto de suas ações, o reconhecimento ao professor Oriovisto Guimarães nada mais é do que o cumprimento da lei”, ressaltou.

Fizeram parte da mesa de honra os senadores Alvaro Dias (PODE) e Flávio Arns (REDE); o vice-governador, Darci Piana; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR); o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o desembargador Gilberto Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; o secretário chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD); o 2º secretário da Alep, deputado Gilson de Souza (PSC); e o líder do governo no Legislativo, deputado Hussein Bakri (PSD).

HISTÓRICO – Oriovisto Guimarães foi um dos fundadores do Grupo Positivo, o qual presidiu por 40 anos, tornando-o um dos principais grupos educacionais, industriais gráficos e de informática do Brasil. Nascido no Estado de São Paulo, na cidade de Batatais, veio para o Paraná aos três anos de idade e morou nas cidades de Bela Vista do Paraíso, Mandaguari, Apucarana e Curitiba, onde cursou Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Deu aula particular de matemática até iniciar sua jornada como professor de cursos preparatórios para vestibular.

Em 1972, junto a colegas professores, fundou o Curso Positivo. Depois vieram as escolas de ensino médio e fundamental; a Posigraf – uma das maiores gráficas e editoras do país; a Universidade Positivo, da qual foi fundador e primeiro reitor, cargo que ocupou durante dez anos; e a Positivo Informática, hoje a maior fabricante brasileira de computadores. Em 2006, tornou-se membro titular da Academia Paranaense de Letras, ocupando a cadeira de número seis.

Em 2012, deixou a presidência do Grupo com cerca de dez mil funcionários e mais de um milhão de alunos que utilizam o método de ensino do Positivo no Brasil e no exterior. Em 2018, aos 72 anos, filiado ao Podemos, assumiu um novo desafio: trabalhar pela transformação da forma como a política é feita no país. Foi eleito senador pelo do Paraná em primeiro lugar, com 2.957.239 votos. (Com assessoria e AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Divulgação

13 de maio de 2024

Elizabeth pede Delegacia de Homicídios para Ponta Grossa

Divulgação

13 de maio de 2024

Prefeitura de PG auxiliará na segurança do campus da UEPG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos