30 de novembro de 2021

Nota de esclarecimento da Fundação Municipal de Saúde sobre as vacinas vencidas

Arquivo

De todo o percentual recebido pelo Município até o momento, esse quantitativo representa 0,6% de perda. As três mil doses integravam a composição de reserva técnica prevista no Plano Nacional de Imunização, já considerando perda de doses por diversos motivos, como vencimento, diluição incorreta, quebra de frascos, entre outros.

Em outubro foi verificada ocorrência de três mil doses de vacina contra Covid-19 da fabricante Pfizer com mais de 31 dias de descongelamento. De todo o percentual recebido pelo Município até o momento, esse quantitativo representa 0,6% de perda. As três mil doses integravam a composição de reserva técnica prevista no Plano Nacional de Imunização, já considerando perda de doses por diversos motivos, como vencimento, diluição incorreta, quebra de frascos, entre outros.

Dessa forma, as doses não utilizadas não interferiram no cronograma vacinal do Município, tendo sido outubro o mês com o maior número de etapas e aplicações contra a Covid-19. Essas vacinas haviam sido enviadas pela SESA para aplicação de 2ª dose e, até então, o Município não tinha autorização pelos planos nacional e estadual de vacinação para remanejamento para outros grupos.

Além do encaminhamento de doses diretamente para Ponta Grossa, o Município também tem absorvido remessas de outras cidades da região, que têm sobras de vacinas próximas do prazo de validade. Na segunda, a FMS recebeu 1.500 doses remanescentes do Município de Piraí do Sul, com vencimento na sexta-feira, 03.

Recentemente, a 3ª Regional de Saúde fez nova recomendação para evitar a perda de doses por situações como essa, flexibilizando o uso dos lotes de segunda dose, que agora podem ser direcionadas para aplicação de 1ª dose ou dose de reforço, o que vai facilitar a gestão do estoque e diminuir o risco de perdas”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos