7 de março de 2024

Na Intermodal, Portos do Paraná apresenta ações sustentáveis e adere pacto de descarbonização

Divulgação

As iniciativas verdes, que ajudam a posicionar a empresa pública nessa trilha sustentável, aconteceram na 28ª edição da Intermodal South America - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, no São Paulo Expo.

A Portos do Paraná participou ontem, 06, do seminário “Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Portuário Sustentável Brasileiro e Neerlandês” e assinou o termo de integração na Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos. As duas iniciativas verdes, que ajudam a posicionar a empresa pública nessa trilha sustentável, aconteceram na 28ª edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, no São Paulo Expo.

A participação no primeiro evento aconteceu a convite da Embaixada do Reino dos Países Baixos. O diretor do Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana, e o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama, discutiram soluções socioambientais, especialmente referentes à energia limpa, atendimento a comunidades tradicionais e mudanças de processos de gestão com foco em ESG. O encontro faz parte da Parceria para Portos Verdes (Green Ports Partnership), da qual a empresa pública é signatária.

Santana integrou o painel “Desenvolvimento portuário sustentável e logística”. “Foi um momento muito positivo e diverso. A Holanda está buscando zerar as emissões de gases de efeito estufa e é vanguarda em sustentabilidade. Estar com eles, discutindo, interagindo, e mostrando a nossa realidade foi muito importante para nós e para eles também, devido à nossa potencialidade de produção de energia limpa”, explicou.

Também participaram do debate o diretor do Porto de Roterdã, René van der Plas; a superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Cristina Castro Lucas de Souza; e o diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina.

Na segunda etapa do evento, o secretário-geral participou dos matchmakings organizados pelo governo holandês, que são encontros para aproximar as empresas e as instituições holandesas. “A Portos do Paraná participou de duas conversas: uma com a Associação Holandesa de Fornecedores na Indústria de Óleo&Gás (IRO) e outra com a multinacional holandesa Fugro. Foi o momento de apresentar nossos projetos no cenário sustentável, de energia verde e de desenvolvimento portuário”, afirmou.

Outra ação realizada com foco na Parceria para Portos Verdes durante a Intermodal, foi a recepção da comitiva neerlandesa no estande da Portos do Paraná. Felipe Gama recebeu o presidente do Porto de Rotterdam, Boudewijn Siemons; o vice-prefeito de Rotterdam, Robert Simons; o embaixador dos Países Baixos, André Driessen; os cônsules da Holanda, as autoridades do setor portuário e empresas privadas.

“Esta é a primeira vez que recebemos a comitiva holandesa na Intermodal com foco em desenvolvimento de projetos sustentáveis e, sobretudo, na energia verde e hidrogênio verde. Temos como grande objetivo o desenvolvimento de parcerias e projetos nessa área, trazendo a expertise que os portos holandeses e a Holanda já têm sobre o assunto para o Brasil”, disse Gama.

ALIANÇA – Já a adesão à Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos ocorreu no estande do Porto de Itaqui. Ela é resultado de uma parceria com a Fundaciòn ValenciaPort, instituição espanhola que é referência mundial no setor portuário. O objetivo é a troca de experiências e de informações para acelerar o processo de descarbonização do setor portuário brasileiro.

“É com muita honra e muita responsabilidade que a gente desenvolve esse trabalho, em parceria com todos os signatários, desenvolvendo as melhores práticas ambientais”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), Luiz Fernando Garcia.

Além dos portos paranaenses, são signatários o Porto do Itaqui, Porto do Açu, Porto Sudeste, Suape, Portos RS, Santos Brasil, CLI (Corredor Logística e Infraestrutura), Consórcio TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão), Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria. Entre as apoiadoras do projeto estão a Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, a Associação de Terminais Portuários Privados, a ABEPH e a Associação Brasileira de Terminais Portuários.

INTERMODAL – Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. O evento é reconhecido nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais no evento, que segue até hoje, 07. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos