18 de dezembro de 2019

Municípios pedem fim de taxa do DER para melhorias em faixa de domínio

Arquivo

Ao realizar melhorias nestes espaços, como a instalação de uma pista de caminhada ou de uma ciclovia, por exemplo, os municípios passam a ser cobrados anualmente por parte do órgão em valores em torno de R$ 100 mil reais. Deputado Requião Filho protocolou projeto ontem, 17, isentando municípios da cobrança.

O deputado estadual Requião Filho (MDB) protocolou ontem, 17, um projeto para isentar de cobrança municípios que queiram realizar melhorias na chamada faixa de domínio, à beira de rodovias administradas pelo DER.

A Taxa de Fiscalização de Uso ou Ocupação de Faixa de Domínio (TFDER) vem sendo cobrada desde 2012, quando foi sancionada a Lei nº 17.445 que estabelece o recolhimento deste tributo.

Desde então, a principal queixa é de que, ao realizar melhorias nestes espaços, como a instalação de uma pista de caminhada ou de uma ciclovia, por exemplo, o município passa a ser cobrado anualmente por parte do DER em valores em torno de R$ 100 mil reais.

Para atender a este pedido, de prefeitos das mais diversas regiões, Requião Filho apresentou a proposta na Assembleia Legislativa para que os municípios, especialmente aqueles com orçamentos escassos, fiquem isentos desta taxa.

“O serviço do DER já é remunerado através do pagamento de outras formas de tributo. Não estamos discutindo a cobrança da taxa para as pessoas de direito privado, as quais auferem lucro ou qualquer forma de benefício particular em razão do uso da faixa de domínio de rodovia. Todavia, as pessoas jurídicas de direito público que compõem a Administração Direta, tão somente promovem benefícios à população ao utiliza-la. Por isso é inadmissível esta cobrança da TRDER pelo DER”, explicou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos