17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

Prefeitos e secretários municipais da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, representados pelo prefeito de Irati Jorge Derbli, assinaram hoje, 17, em União da Vitória, a adesão junto ao Conselho Gestor da Erva-Mate.

Prefeitos e secretários municipais da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), representados pelo prefeito de Irati Jorge Derbli, assinaram hoje, 17, em União da Vitória, juntamente com os municípios da Associação dos Municípios do Sul Paranaenses (AMSULPAR), a adesão junto ao Conselho Gestor da Erva-Mate (COGEMATE). “Data histórica para as regiões Sul e Centro Sul que reúne os 19 municípios maiores produtores de erva-mate do Paraná”, destacou o Derbli, ressaltando que as duas regiões são responsáveis por mais de 80% da produção no Estado e uma das maiores do País.

O Cogemate possui o compromisso de organizar a cadeia produtiva da erva-mate. As regiões do Vale do Iguaçu e Centro Sul paranaense são as maiores produtoras de erva-mate sombreada do País e exporta o produto para inúmeras nações da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos. A erva-mate pode ser utilizada em energéticos, indústria farmacêutica e na composição de alimentos industrializados, além da versão mais conhecida para chimarrão, suco, chá ou tererê.

“Um passo importante, onde a AMCESPAR estará aderindo ao COGEMATE, vindo a somar com seus municípios que também tem grande importância na produção de erva-mate. Essa parceria irá dar força para pleitear políticas públicas, somando os trabalhos que já vem sendo realizados”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla. (Com assessorias)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

21 de maio de 2024

ACIPG e Sandro Alex debatem melhorias na região

Divulgação

21 de maio de 2024

Lideranças entregam Masterplan para Elizabeth

Divulgação

21 de maio de 2024

Multinacional sueca oferece curso de aperfeiçoamento para trabalhadores da indústria em PG

Divulgação

21 de maio de 2024

Prefeitos da região representam a AMCG na Marcha em Defesa dos Municípios

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos