TUDO POR UM LIKE

Marcelo Rangel propõe criação do Dia Estadual do Pão no Paraná

Marcelo Rangel propõe criação do Dia Estadual do Pão no Paraná
06 nov, 2025
TUDO POR UM LIKE - Deputado pretende valorizar o pão como alimento essencial e símbolo de união e partilha.
Crédito: Arquivo

O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei que institui o “Dia Estadual do Pão”, a ser comemorado anualmente em 16 de outubro, data que coincide com o Dia Mundial do Pão e o Dia Mundial da Alimentação.

De acordo com o texto do projeto, a nova data passará a integrar o Calendário Oficial de Comemorações do Estado do Paraná e tem como objetivo valorizar o pão como alimento essencial e símbolo de união e partilha, além de reconhecer a importância social, cultural e econômica da panificação no Estado.

A proposta também incentiva o consumo consciente e o combate ao desperdício de alimentos, prevendo a promoção de ações educativas, culturais e gastronômicas que destaquem a qualidade e a tradição da produção de pães no Paraná. O projeto autoriza ainda o Poder Executivo a apoiar e promover eventos, feiras, exposições e campanhas alusivas à data, em parceria com entidades do setor de panificação e instituições de ensino.

Na justificativa, o deputado Marcelo Rangel destaca que o pão é um dos alimentos mais antigos e universais da humanidade, presente na mesa de praticamente todas as famílias e culturas.

“Mais do que alimento, o pão simboliza a partilha, a solidariedade e o trabalho coletivo. Instituir o Dia Estadual do Pão é uma forma de valorizar essa tradição e homenagear os profissionais que fazem parte dessa cadeia produtiva tão importante para o nosso Estado”, afirma o parlamentar.

O Paraná, segundo o deputado, tem forte tradição na panificação, com milhares de padarias, confeitarias e pequenos empreendimentos que geram emprego e renda em todas as regiões. “O pão está no cotidiano das famílias paranaenses e é um elemento marcante da nossa cultura gastronômica e identidade regional”, completou Rangel.

Se aprovado, o projeto segue para sanção do governador e entra em vigor na data de sua publicação. (Com informações da Assessoria)

Comentários