9 de outubro de 2018

Mabel Canto estará entre as quatro mulheres que atuarão na Assembleia Legislativa do PR

Israel Kaé

Em entrevista ao BLOG DO JOHNNY hoje, a deputada eleita falou de suas propostas e de uma possível candidatura do seu pai, Jocelito Canto, ao governo municipal.

Deputada estadual eleita pela primeira vez, Mabel pretende trabalhar pelas pessoas mais humildes e pelos cidadãos que desejam uma política séria e honesta.

Rafaela Czelusniak

Em meio aos destaques desta eleição está o aumento do número de mulheres que ocuparão cadeiras no Poder Legislativo. Em 2014 eram 51 deputadas federais, já em 2018, 77 foram eleitas (crescimento de 51%). No Brasil, até este ano, haviam 118 deputadas estaduais, a partir de 2019 serão 161 (crescimento de 35%). No Paraná 54 deputados foram eleitos, destes, 04 são mulheres, uma a mais do que na atual legislatura.

Entre as deputadas que ocuparão a Assembleia Legislativa do Estado, está a pontagrossense Mabel Canto (PSC), eleita com 35.036 votos. Em entrevista concedida ao BLOG DO JOHNNY na manhã de hoje, Mabel falou da importância da participação feminina em cargos públicos. “A questão das mulheres entenderem que nós temos voz e temos que ter representação. Que não adianta você lutar pelo direito das mulheres se você não elege mulheres. Dificilmente um homem vai ter a sensibilidade que a mulher tem na construção de leis e programas em benefício das mulheres. Então eu acho que nessa eleição a sociedade deu uma resposta de renovação a velha política e isso inclui a questão de trazer as mulheres também ao poder”, declarou.

Mabel, que concorreu pela primeira vez a um cargo político, é filha do radialista, apresentador de televisão, ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Jocelito Canto. A nova deputada analisou a trajetória da sua campanha, que ficou concentrada na cidade. “Nós sabíamos que ia ser uma campanha mais difícil. Optamos por não receber nenhum centavo do fundo eleitoral. Depois optamos em não aparecer na TV. Não contratamos ninguém, o que também é mais difícil”. Para ela, o apoio de Jocelito fez a diferença na escolha dos eleitores. “O pai foi fundamental na campanha, se eu estou eleita aqui é 99,9 por cento por causa do Jocelito. Ele levou essa campanha, ele fez essa campanha. Então assim, eu devo tudo a ele”, acrescentou.

HOSPITAL REGIONAL –Como deputada, Mabel assegura que um dos seus principais compromissos será com o Hospital Regional de Ponta Grossa. “Eu fico muito feliz de ver o nosso hospital desse jeito, trabalhando em prol da população, mas eu acho que dá para aumentar. Acho que dá para aumentar as especialidades que devem ser oferecidas no Regional. É o que eu vou lutar muito”, garantiu. “Eu acho muito triste a população ter que se deslocar até Curitiba para fazer atendimento. Você já tá doente, já tá precisando de tratamento e tem que fazer esse deslocamento”, lamentou.

RATINHO JUNIOR – Mabel, que integrou a coligação do candidato eleito ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), acredita que a atuação dele como govenador será benéfica para a população. “Acho que o Ratinho tem muito a acrescentar para a nossa região. Eu vou ser da base do Ratinho com toda a certeza. Vamos batalhar muito por investimentos, pelas verbas aqui para a cidade”, apontou.

REDUÇÃO DE DESPESAS –Mabel trabalhará para a cortar pela metade os cargos e verbas públicas. “Foi uma coisa que eu me comprometi a fazer. Eu acho que um deputado consegue fazer um mandato muito bom sem tantos assessores, sem pagar altos salários também e nas verbas. Um deputado, por exemplo, pode pegar da verba um carro para ele. Eu não vou fazer isso, vou pagar da parte do meu salário. Se algum dia eu tiver que pernoitar em Curitiba, eu vou tirar do meu salário também”. Ela acredita que através desta atitude poderá mostrar para a população que é possível uma economia do dinheiro público por parte dos deputados.

Recém-eleita a um cargo político, Mabel também falou da sua posição em relação ao segundo turno das eleições para Presidência da República, onde concorrem Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). “Eu vou ouvir a população. Porque eu não votei em nenhum deles no primeiro turno. Os dois, o Haddad e o Bolsonaro não são pessoas que eu me alinhe, nenhum deles”, expressou, explicando que irá fazer uma escolha após discutir a questão com seus eleitores.

MAIS HUMILDES – O intuito de Mabel é dar continuidade ao trabalho que seu pai, Jocelito Canto, iniciou. A proposta apresentada por ela mostra que sua atuação será principalmente pelas pessoas mais humildes e pelos cidadãos que desejam uma política séria e honesta. “Graças a Deus a gente chegou a vitória e eu espero poder representar muito bem o nome do meu pai. Eu sei que a responsabilidade que eu tenho nisso é muito grande. Porque o legado do Jocelito é muito grande. O legado de trabalho, tudo o que ele fez”.


“Vi um Jocelito animado nos bairros, com vontade de voltar”, afirma Mabel sobre possível candidatura do pai à Prefeitura

Mabel Canto não descarta a possibilidade de uma possível candidatura do pai, Jocelito, à Prefeitura de Ponta Grossa em 2020, mas não sabe se isso irá de fato acontecer. “Eu vi um Jocelito animado nos bairros, com vontade de voltar”, contou.

Para ela, ainda há tempo para que ele tome essa importante decisão. “Nós temos dois anos pela frente. Não sei se ele vai querer ter essa disposição de novo”, completou.

Mabel reiterou que seu compromisso agora é com o mandato na Assembleia e que ela não será candidata ao governo municipal.

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de maio de 2024

Audiência pública revela que Ponta Grossa investiu R$ 78 milhões em Saúde

Divulgação

29 de maio de 2024

Prefeitura de PG coloca asfalto novo na Rua XV de Setembro

Divulgação

29 de maio de 2024

Lideranças entregam Masterplan para pré-candidatos a prefeito Marcelo Rangel e Aliel Machado

Divulgação

29 de maio de 2024

Elizabeth entrega nova unidade do CRAS Cará-Cará, em Oficinas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos