29 de maio de 2020

Justiça indefere pedido de subsídio da VCG

Arquivo

Lei que autoriza a gratuidade foi sancionada e já vale para domingo, 30.

A juíza Luciana Virmond Cesar, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, indeferiu hoje, 29, o pedido da Viação Campos Gerais (VCG), de subsídio de R$ 2,5 milhões mensais à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, para continuar operando.

“São notórios e incontroversos os impactos financeiros e econômicos negativos decorrentes da pandemia pelo COVID-19, com efetivo risco de continuidade de diversas empresas e setores produtivos no país. Todavia, não cabe ao Poder Judiciário, especialmente em sede liminar, conceder benefícios para determinadas empresas em detrimento de outras, ainda que sejam concessionárias de serviços públicos essenciais”, diz trecho da sentença.

A VCG alegou na ação omissão por parte da Prefeitura em adotar as medidas necessárias para a manutenção da adequada prestação do serviço de transporte público em Ponta Grossa, vez que passa por sérias dificuldades financeiras decorrentes da redução do número de passageiros por conta dos efeitos do isolamento social para o combate da pandemia. A concessionária alegou ainda que possui direito à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e apresenta risco de descontinuidade dos seus serviços por não conseguir arcar com os custos do transporte, indicando como alternativa legal, a concessão de subsídio tarifário, conforme artigo 9º, § 5º da Lei de Mobilidade Urbana.

Ainda de acordo com a magistrada, “não houve completa omissão estatal na tentativa de reduzir os impactos negativos para a concessionária, advindos da diminuição do número de passageiros do transporte público, já que as partes informaram a realização de redução de rotas, linhas e quilômetros rodados, assim como a realização de reuniões diárias visando a adequação da prestação dos serviços de acordo com a evolução da situação fática, atualmente imprevisível”.

A juíza conclui afirmando que não foi possível constatar o desequilíbrio financeiro da operação do transporte coletivo alegada pela concessionária. “Certamente que não se apresenta possível, neste momento processual, identificar inequivocamente o descumprimento das normas relativas ao direito de manutenção do equilíbrio econômico e financeiro do contrato em questão. Não há prova suficiente acerca do desequilíbrio financeiro e muito menos sobre um eventual valor necessário para o seu restabelecimento. Como consequência, também não se pode afirmar neste momento que o pagamento de subsídio emergencial é a única medida possível para a manutenção da prestação do serviço público”.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos