21 de março de 2021

Julio Kuller quer produto orgânico em destaque nos estabelecimentos comerciais

Arquivo

O vereador está realizando uma série de exames, mas apesar da situação delicada, Kuller encontra-se estável. O segundo suplente, Emerson Sansana, ocupará a cadeira durante o tratamento médico do parlamentar.

O vereador Julio Kuller (MDB) apresentou nesta sexta-feira, 19, Projeto de Lei prevendo a exposição de produtos orgânicos nos estabelecimentos comerciais do Município. Segundo a proposta, é considerado produto orgânico, “in natura” ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuária ou originado de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local, conforme Lei Federal n.º 10.831/2003.
Ainda, segundo o PL, os orgânicos deverão ser identificados e segregados dos demais produtos nos estabelecimentos comerciais. A identificação pelo consumidor deverá ser de fácil visualização e conterá os seguintes dizeres: “Produto Orgânico – Sem Agrotóxico”.
Para o autor do projeto, a sociedade vem buscando cada vez mais alternativas de se alimentar de modo sustentável. “Da mesma forma que a informação sobre o teor de sal e açúcar, se contém glúten, lactose ou não, informação sobre os agrotóxicos é essencial para garantir ao consumidor a autonomia e discricionariedade de optar pela aquisição de determinados produtos alimentícios de acordo com a presença de agrotóxicos em sua produção”, explicou.
Atualmente, no Paraná, a Lei n.º 16.496/2010 prevê que os comércios são obrigados a disponibilizarem em local único, específico e com destaque os produtos destinados aos indivíduos celíacos, diabéticos, com intolerância à lactose e vegetarianos.

Adotar políticas que incentivem a produção orgânica de alimentos, especialmente aquelas que facilitem a comercialização, bem como o consumo, é dever do Poder Público. “Precisamos destacar a forte presença de agricultores familiares nos sistemas de produção orgânica em nosso Município, além disso, é sabido o impacto maléfico dos agrotóxicos na saúde humana, comprovado por inúmeras pesquisas epidemiológicas, as quais relacionam o câncer à exposição a agrotóxico, bem como problemas hormonais, anomalias genéticas, doenças crônicas do sistema nervoso, entre outras”, disse Kuller. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

13 de maio de 2024

Unidades 24h atendem mais de 3,1 mil pessoas em PG

Divulgação

13 de maio de 2024

Praça Barão de Guaraúna em PG será revitalizada

Divulgação

13 de maio de 2024

Elizabeth pede Delegacia de Homicídios para Ponta Grossa

Divulgação

13 de maio de 2024

Prefeitura de PG auxiliará na segurança do campus da UEPG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos