ELEIÇÃO OAB-PG

9 de novembro de 2021

Jorge Sebastião defende integração do jovem advogado e proteção às prerrogativas da advocacia

Arquivo

O advogado da chapa XI de Agosto obteve 756 votos (46,99% dos votos válidos). Em segundo lugar ficou o advogado Luiz Carlos Simionato Júnior pela Algo Novo – Viva a inclusão, com 551 votos (34,24%); e em terceiro Angelo Pilatti Júnior que cocorreu à presidência pelo grupo Advocatus com 302 votos (18,77%).

Três chapas disputam o comando da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Ponta Grossa (OAB): Jorge Sebastião Filho, encabeça a chapa de situação XI de Agosto; Luiz Carlos Simionato Júnior pela Algo Novo – Viva a inclusão; e Angelo Pilatti Júnior candidato à presidência pelo grupo Advocatus.

A eleição ocorre no próximo dia 25 (quinta-feira), das 8h às 18h. O processo envolve cerca de 2,6 mil advogados aptos na cidade, mas pela primeira vez o registro de voto ocorre de forma virtual, por meio da plataforma online WebVoto. O mandato da Ordem dos Advogados é de três anos.

XI DE AGOSTO – O Blog do Johnny traz hoje, 09, a entrevista com o advogado Jorge Sebastião Filho, que tem como candidata a vice a advogada Adriana Campagnoli. “É uma campanha curta, de 30 dias, e de forma inédita em Ponta Grossa tivemos três chapas concorrendo. É um processo que ocorre naturalmente em todo o Estado pelo aumento no número de advogados, o que é positivo para a democracia e debate das propostas”, avalia Sebastião, informando que a campanha já alcança a metade do período e o lançamento oficial, diversas reuniões e ações como o adesivasso no Lago de Olarias no último final de semana já foram realizadas.

Sebastião Filho afirma que o difere dos mais candidatos é a sua experiência como conselheiro da OAB Paraná. “Estou terminando a minha gestão como conselheiro estadual da OAB e acabei adquirindo nestes três anos experiência sobre a gestão de uma Subseção. Ponta Grossa é uma das maiores do Estado e precisa ter um conhecimento de gestão para poder administrar essa instituição. Não pode se imaginar que do nada vai se dar conta de uma administração. Eu me preparei para isso durante os últimos três anos, estudando, analisando o funcionamento e esse é o nosso diferencial”, acredita.

O candidato da XI de Agosto ressalta que a chapa é composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário-geral e secretário-adjunto, conselheiros titulares e conselheiros suplentes. “Ponta Grossa teve uma ampliação no número de conselheiros. Não se elege só presidente e a diretoria, é um conselho formado por 28 integrantes/advogados, que tem a função disciplinar e deliberativa”, conta, informando ainda que a OAB conta com comissões em diversas áreas do direito compostas por advogados voluntários. “Vamos criar as coordenadorias das comissões para que o trabalho fique melhor organizado”.

PROPOSTAS – Entre as principais propostas, Sebastião destaca a implantação de um programa de integração para a jovem advocacia. “A advocacia iniciante está sofrendo muito com o mercado de trabalho. Temos em Ponta Grossa cinco cursos de Direito, então são muitos profissionais ingressando no mercado e sentindo dificuldades. A instituição precisa dar um apoio para esse jovem advogado. Esse programa de integração é com esse objetivo, dar um suporte para o advogado, não de conteúdo jurídico que ele aprende na faculdade, mas de apoio de como criar o seu primeiro escritório, recursos humanos, recursos materiais, aprender a trabalhar nos sistemas eletrônicos de Justiça, que hoje são cinco diferentes, a elaboração de contrato de honorários, esse suporte que pretendemos dar”, detalhou o candidato da XI de Agosto.

Outra proposta é a proteção às prerrogativas da advocacia. “É um trabalho que já existe, mas vamos fortalecer criando o plantão de prerrogativas. Imagine que um advogado vai à uma delegacia à noite para prestar atendimento ao cliente e enfrenta dificuldade, não querem dar acesso ao cliente ou à cópia de procedimento. Aí nós teremos o plantão de atendimento para que alguém do setor em prerrogativas vá até lá e faça a intervenção junto aquele órgão”, propõe Sebastião Filho, lembrando que nos últimos tempos tem ocorrido muitas violações, as quais credita às mudanças de formato impostas pela pandemia de distanciamento social. “O advogado acaba tendo mais dificuldades de acesso à um procedimento, e isso intensificou o debate em torno da defesa das prerrogativas”, explica.

O candidato da chapa XI de Agosto defende ainda uma maior participação da OAB-PG nos debates que envolvem a sociedade civil organizada. “A ideia é retomar esse papel da OAB na defesa dos direitos humanos e dos direitos sociais, inclusive na nossa proposta de trabalho tem um projeto de fortalecimento dessas ações e um projeto que estamos propondo que chama Conhecendo a OAB, para que haja uma aproximação da sociedade junto à instituição, para que conheça o seu trabalho e o que a Ordem pode fazer”, detalha o advogado. “A OAB não pode ficar alheia a questões sociais e políticas que precisa se posicionar. Vamos fortalecer isto”, conclui, lembrando da atuação no Conselho Estadual que se posiciona em diversos assuntos considerados polêmicos.

CURRÍCULO – Jorge Sebastião Filho é advogado e professor. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba. É especialista em Direito Processual Penal e Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor convidado do Curso de Especialização em Direito Processual Penal e Prática Penal da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor de Direito Processual Penal na UNISECAL de Ponta Grossa.

CHAPA XI DE AGOSTO PONTA GROSSA:

JORGE SEBASTIÃO FILHO Presidente
ADRIANA DE FATIMA PILATTI FERREIRA CAMPAGNOLI Vice-Presidente
KLEBER CAZZARO Secretário(a)-Geral
ISABEL APARECIDA HOLM Secretário(a)-Geral Adjunto
PETER EMANUEL PINTO Tesoureiro(a)
GECY MARTINS Conselheiro(a) Titular
ALEXANDRE POSTIGLIONE BUHRER Conselheiro(a) Titular
MARCIA MARIA BARRIDA Conselheiro(a) Titular
SILVANA APARECIDA LOPES Conselheiro(a) Titular
GARDENIA MASCARELO Conselheiro(a) Titular
LIGIA VOSGERAU Conselheiro(a) Titular
SIRIANE GEMI FOGACA DE ALMEIDA Conselheiro(a) Titular
JOSE LUIZ TEIXEIRA Conselheiro(a) Titular
RECIERI DE TARSO ZENARDI Conselheiro(a) Titular
KELY CRISTINA PAINTNER HAUSER Conselheiro(a) Titular
EURICO PEREIRA DE SOUZA FILHO Conselheiro(a) Titular
STELLA OSTERNACK MALUCELLI STRAIOTTO Conselheiro(a) Suplente
CAROLINE MARTINS BÜHRER Conselheiro(a) Suplente
SAYONARA APARECIDA SAUKOSKI Conselheiro(a) Suplente
THAYAN GOMES DA SILVA Conselheiro(a) Suplente
SÉRGIO RODRIGUES DA LUZ Conselheiro(a) Suplente
WAGNER LUÍS STAROI Conselheiro(a) Suplente
MARCIO BARBOSA LIMA Conselheiro(a) Suplente
DAIANE NUNES DA SILVA BRUNS Conselheiro(a) Suplente
EMERSON LOPES DE SOUZA Conselheiro(a) Suplente
PAULO RENATO SANTOS FILHO Conselheiro(a) Suplente
TATIANE MOREIRA Conselheiro(a) Suplente
JANAINA APARECIDA PIRES DO NASCIMENTO Conselheiro(a) Suplente

 


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos