Jocelito vem aí…
O Senado aprovou ontem, 02, com 50 votos favoráveis e 24 contrários, um projeto que altera a lei da Ficha Limpa e muda a contagem do tempo em que uma pessoa fica proibida de se candidatar às eleições, a chamada inelegibilidade.
Esse prazo é de oito anos, mas o momento em que é aplicado vai variar de acordo com o tipo de crime cometido – e a alteração pode reduzir este prazo em alguns casos.
Na prática, a matéria reduz o tempo de punição para políticos cassados. Isso valerá para parlamentares (deputados, senadores, vereadores), governadores, prefeitos (ex) e seus vices. A mudança é que o prazo de oito anos começará a contar a partir do momento da cassação e não depois do fim do mandato para o qual o político foi eleito e deveria cumprir.
A regra se aplica ao ex-prefeito e ex-deputado Jocelito Canto (PP), que foi eleito deputado federal em 2022, mas teve a sua candidatura indeferido por estar inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa.
Se os principais candidatos a deputado federais de Ponta Grossa, deputados Sandro Alex (PSD) – atual secretário de Infraestrutura e Logística –, e Aliel Machado (PV), já temiam a candidatura da filha de Jocelito, a vereadora Joce Canto em dobrada com a irmã, a deputada estadual Mabel Canto (ambas do PP), imagina com Joce pai candidato, estão assombrados.
Recentemente, após se aliarem contra a eleição da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), em 2024, os irmãos Sandro Alex e Marcelo Rangel (ambos do PSD) se aliaram com a família Canto, ampliando o grupo do governador Ratinho Junior (também do PSD) em Ponta Grossa. A aliança tinha como objetivo dissuadir Jocelito a lançar a sua filha Joce como deputada federal.
A aliança tem sido vista com estranheza pela população. Inimigos antagônicos, agora andando juntos e rasgando elogios. No pior momento, de desgaste político, Jocelito decidiu se aliar com os ‘manos’.
Hoje, 03, o Blog do Johnny falou com Jocelito sobre a possibilidade de sair candidato a deputado federal. “Jocelito desanimado, triste. O Sandro é adversário”, dramatizou e comentou a votação no Senado o ex-prefeito.
Jocelito também comentou sobre o deputado Aliel Machado, a quem traiu na última eleição ao sair candidato a deputado, após receber o apoio do deputado à eleição da sua filha Mabel a prefeita em 2020. “Eu cuidei dele [Aliel] quando criança. Nunca mais falei com ele depois que descobri”, afirmou o ex-prefeito, acusando Aliel de ter ‘arquitetado’ a ação contra a sua eleição em 2022, assinada por Sandro.
Quem conhece Jocelito sabe que será candidato. Daqui a pouco passa a adotar o discurso que “o povo me quer como candidato”. Se elege deputado, engolindo Aliel e Sandro em Ponta Grossa, e será forte candidato ou terá forte influência à Prefeitura de Ponta Grossa em 2028.