26 de março de 2024

Investimentos em Saúde e Educação estão entre as principais demandas de Telêmaco Borba

Divulgação

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Telêmaco Borba na última quarta-feira, 20, para receber as reivindicações da região. Os parlamentares deixam o Município dos Campos Gerais do Estado trazendo ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados por órgãos públicos e associações da sociedade civil organizada. Esta é a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, pela vice-prefeita, Rita Araújo. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo ao Poder Legislativo os anseios da sociedade.

Participaram da solenidade os deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Cantora Mara Lima (Republicanos), Evandro Araújo (PSD), Flávia Francischini (União), Luis Corti (PSB), Moacyr Fadel (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Apenas em 2023, a Assembleia Itinerante já recebeu mais de três mil sugestões. O evento já foi realizado em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.

DEMANDAS – A Prefeitura de Telêmaco Borba solicita a implementação de um Centro de Atendimento Especializado destinado a crianças com necessidades especiais, abrangendo transtornos, deficiências, entre outras condições. Além disso, é solicitado a destinação de ônibus e van adaptados; a implantação de Ambulatório de Oncologia; a destinação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde; a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar no município que atenderá Telêmaco Borba e cidades da região; e a manutenção de uma terceira ambulância do SAMU.

A administração municipal também pede a ampliação da oferta de Cursos Superiores e Especializações presenciais na área da Educação. A instituição solicita ainda a construção de dois colégios estaduais no Município; a construção de sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin; e a construção de sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova. Por fim a Prefeitura também pede a implantação da trincheira na Vila Osório e da terceira faixa na PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva.

Já a Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL) solicita a promoção da integração e parceria do Polo Digital Gralha Azul ao Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). De acordo com a instituição, essa colaboração é fundamental para impulsionar a inovação e desenvolvimento sustentável na região.

O órgão também solicita a criação pelo Governo do Paraná de um Núcleo Regional de Inovação em Telêmaco Borba. Para a ACITEL, o núcleo poderá promover a inovação e fornecer suporte às empresas locais na adoção de práticas inovadoras. Por fim, a instituição pede a revisão do não-credenciamento pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec) de ambientes promotores de inovação. De acordo com o órgão, a revisão vai garantir que esses ambientes recebam o reconhecimento necessário para continuar impulsionando o ecossistema de inovação na região.

MAIS REIVINDICAÇÕES – A Câmara de Vereadores pede recursos para pavimentação e recape de diversas ruas, para a construção de uma clínica multidisciplinar para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para aquisição de veículos, ambulâncias e equipamentos para a saúde pública. O órgão também solicita a ampliação do atendimento médico de pediatria na rede municipal de saúde pública, o apoio para a execução da trincheira do bairro Vila Ozorio e melhorias na PR-160 e PR-340.

O Sindicato Patronal dos Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Telêmaco Borba e Região reivindica apoio na aprovação da portaria referente ao Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera). Também solicita apoio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), para melhoria na sinalização de identificação de acessos ao Município de Telêmaco Borba na BR-376 e o incentivo fiscal para fomentar a diversificação de novas empresas no Distrito industrial da cidade. Já a empresa Klabin pede celeridade no processo de elaboração de convênio para a construção de um novo Centro de Hemodiálise no Município e o licenciamento da Farmácia de Fitoterapia Klabin. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos