29 de julho de 2024

Indicação Geográfica para tortas de Carambeí promete potencializar o turismo regional

Divulgação

Com o selo que reconhece a autenticidade e qualidade do produto, a expectativa é potencializar e consolidar o turismo gastronômico no Município e nos Campos Gerais.

Foi protocolado na última semana o pedido de reconhecimento do registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), para as Tortas de Carambeí, na região dos Campos Gerais. Com o selo que reconhece a autenticidade e qualidade do produto, a expectativa é potencializar e consolidar o turismo gastronômico no Município – que já é conhecida como a Cidade das Tortas –, além de fomentar a economia local e regional.

A análise para a concessão da IG será feita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela chancela. As tortas são produzidas na cidade paranaense desde 1911, época da colonização holandesa e, com o passar dos anos, as receitas evoluíram até alcançar o nível atual. A tradição da confeitaria entre os imigrantes e seus descendentes se popularizou localmente. Até mesmo aqueles que não possuíam ligação com famílias de imigrantes encontram, na produção de tortas, uma fonte de renda.

A equipe do Departamento de Turismo da Associação dos Municípios dos Campos (AMCG) participou de um evento sobre o tema. O encontro realizado no Museu Parque Histórico de Carambeí também contou com a participação de representantes do Sebrae e da Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí (APTC). Na oportunidade, foram abordados: Conceitos da IG; Avaliação sensorial das Autênticas Tortas de Carambeí; IG na prática; e Celebração do Protocolo.

A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, destacou a importância do IG para o desenvolvimento e também mencionou o trabalho realizado pela entidade como forma de apoio ao turismo. “A AMCG fez o resgate da gastronomia regional por meio de projetos importantes, como o livro ‘Sabores dos Campos Gerais’. Neste material, destacamos também a torta de Carambeí. Temos de incentivar os municípios a fomentar a gastronomia como patrimônio imaterial. Ver esse novo movimento acontecendo é motivo de orgulho”, disse.

PRODUTOS – Os produtos são feitos com base em receitas de imigrantes holandeses e descendentes, que se tornaram patrimônio imaterial e posicionam a cidade na rota do turismo gastronômico. As tortas são elaboradas de forma artesanal, com insumos de alta qualidade não industrializados e regionais.

A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, lembra que, em 2023, foi refeito o diagnóstico técnico para a avaliação do potencial de IG das Tortas de Carambeí, com o intuito de verificar o interesse dos empresários do setor, a notoriedade do produto e como a comunidade enxergava esse reconhecimento, com bases históricas e técnico-científicas.

Um dos pontos para buscar a Indicação Geográfica envolveu a criação da Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí (APTC). Formada por empresários, a mesma implementou uma metodologia inovadora de avaliação sensorial do produto, com condução técnica do Sebrae/PR, com o intuito de aferir a qualidade, sabor, medida, dimensão, beleza, entre outros aspectos.

“Acreditamos que micro e pequenos negócios têm a ganhar com o IG, que ajuda a abrir mercados, amplia a competitividade e promove o desenvolvimento local, consolidando ainda mais o Turismo e outras áreas envolvidas com a cadeia do produto”, pontua a consultora do Sebrae/PR. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

6 de dezembro de 2024

Maurício Silva, Pastores Ezequiel e Leandro Bianco e Júlio Küller candidatos de quem à presidência da Câmara?

Arquivo

6 de dezembro de 2024

UEPG orienta 8,1 mil candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo

Divulgação

5 de dezembro de 2024

Prefeitura de PG recebe representantes da Nissin Foods

Divulgação

5 de dezembro de 2024

Educação de Ponta Grossa recebe Selo Ouro em avaliação do MEC

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos