25 de outubro de 2021

IAT promove audiência pública sobre concessão do Parque Estadual do Guartelá

Divulgação

Evento acontece nesta terça-feira, 26, às 19 horas, no Teatro Municipal Tia Inália, em Tibagi. Objetivo é apresentar a proposta de concessão à população, esclarecer dúvidas e receber contribuições. Hoje, 25, IAT apresentou proposta da concessão do Parque Guartelá a empresários de Ponta Grossa.

Acontece amanhã, 26, em Tibagi, audiência pública sobre a proposta de Concessão de Uso do Parque Estadual do Guartelá. O evento acontece às 19 horas, no Teatro Municipal Tia Inália, com o objetivo de apresentar a proposta à população, esclarecer dúvidas e receber contribuições. Os interessados também podem acompanhar pelo YouTube (AQUI).

A Concessão de Guartelá, que integra o Projeto Parques Paraná, é elaborada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR), vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O objetivo é promover o ecoturismo e o turismo de natureza em formato de parceria com a iniciativa privada. O Estado cede o uso de uma área pública para exploração comercial com retorno aos paranaenses por meio de benfeitorias, visando a conservação do meio ambiente.

GUARTELÁ – O Parque Estadual do Guartelá é uma das três áreas aprovadas pelo Conselho do Programa de Parcerias do Parcerias do Paraná para a exploração do turismo, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Também estão em fase de estudos técnicos e instrumentos licitatórios o Jardim Botânico de Londrina e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis.

Localizado nos Campos Gerais, o Parque do Guartelá foi criado por decreto, em 1996, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

SERVIÇO:

Data: 26 de outubro, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Tia Inália – Rua Padres Redentoristas, 1.147 – Tibagi
Transmissão pelo Youtube (http://youtu.be/_19dAJsOIFQ)


IAT apresenta proposta da concessão do Parque Guartelá a empresários de Ponta Grossa

A proposta de Concessão de Uso do Parque Estadual do Guartelá, nos Campos Gerais, foi apresentada pelo Instituto Água e Terra (IAT), hoje, 25, na Associação do Comércio e da Indústria de Ponta Grossa (ACIPG). O evento encerrou a rodada de conversas com possíveis investidores no local. O próximo passo é a audiência pública, voltada ao público geral amanhã, 26, em Tibagi.

O encontro, chamado Road Show, foi realizado também em Curitiba, na semana passada, com apresentação do potencial de turismo da Unidade de Conservação e a viabilidade econômica e social do projeto de concessão.

A proposta de concessão dos cerca de 170 hectares do parque foi intermediada pela Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR). O objetivo é promover a melhoria do local, por parte do investidor da iniciativa privada, com a exploração do ecoturismo e turismo de natureza.

No encontro em Ponta Grossa, o superintendente-geral da SGPAR, Ágide Meneguette, detalhou aos participantes a viabilidade econômica. “O Estado foi o precursor nessa modelagem com a concessão do Parque Vila Velha. O objetivo é a prestação de serviços de apoio de administração, turismo sustentável, interpretação ambiental e recreação em contato com a natureza”, afirmou.

O projeto de Concessão de Uso de Unidades de Conservação (UCs) integra o projeto Parques Paraná, do Instituto Água e Terra. “O Parques Paraná criou um diagnóstico a partir de um levantamento das 70 UCs, das quais 29 foram elencadas com potencial, ou seja, com demanda de turismo e o mínimo de infraestrutura necessária”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, descreve a concessão de Unidades de Conservação para promoção do turismo como um momento importante para a retomada do setor pós-pandemia. “É o investidor da iniciativa privada que tem condições de ofertar serviços, conforto e hospitalidade, fatores essenciais para trazer o turista ao Paraná e fazer com que ele fique hospedado na região por mais de um dia”, ressaltou.

O potencial turístico do parque também foi presentado pelo secretário de Turismo da prefeitura de Tibagi, Rhamon Rangel Cottar.

Conheça a proposta de concessão do Parque Estadual do Guartelá e as minutas do edital de Concessão AQUI. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos