1 de abril de 2024

Hospital Universitário da UEPG completa 14 anos

Divulgação

Por ano, são realizados mais de 16 mil internamentos, 67 mil consultas ambulatoriais, 66 mil exames de imagem, mais de 6 mil cirurgias, 1400 cesáreas e 1560 partos normais.

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) completou ontem, 31. 14 anos. Em plena expansão, o HU faz a gestão da unidade Geral, no Campus Uvaranas; do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai); e do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi. O aniversário foi comemorado nas três unidades hospitalares na última terça-feira, 26.

Para mais de 1,2 milhões de pessoas atendidas, em três Regionais de Saúde (3ª, com sede em Ponta Grossa; 4ª, em Irati; e 21ª, em Telêmaco Borba), exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os HUs são sinônimo de atendimento em saúde gratuito e de qualidade. Por ano, são realizados mais de 16 mil internamentos, 67 mil consultas ambulatoriais, 66 mil exames de imagem, mais de 6 mil cirurgias, 1400 cesáreas e 1560 partos normais.

Hoje, os hospitais contam com 303 leitos, sendo 148 leitos clínicos e cirúrgicos, 23 de pronto atendimento, 40 leitos de UTI, 11 consultórios e seis salas cirúrgicas no HU; 14 consultórios e o Banco de Leite Humano no Ambulatório Amadeu Puppi; 81 leitos pediátricos e obstétricos, seis leitos de UTI Neonatal, três leitos de UTI Pediátrica, duas unidades de cuidados intermediários para neonatal e três salas de cirurgia no Humai.

“Os hospitais estão em uma fase muito importante de crescimento e ampliação dos serviços”, destaca o reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Estão em construção o Ambulatório Médico de Especialidades, que vai oferecer atendimentos multiprofissionais, e a sede da Polícia Científica, Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia, em frente ao HU-UEPG, que irão ampliar ainda mais a oferta de atendimentos em saúde e a formação de profissionais capacitados. “É um Hospital adolescente, naquela fase do estirão de crescimento, que se desenvolve rapidamente e ainda vai crescer muito mais”, brinca.

A construção do então Hospital Regional, em 2010, e sua incorporação pela UEPG em 2013 foram marcos importantes para a saúde da região. “Esses 14 anos representam o crescimento, uma maturidade e expansão do atendimento. Ao longo desses anos, a Universidade construiu um complexo de saúde que faz a diferença na qualidade de vida e de saúde, tendo como diferenciais o acolhimento, ética, humanização, responsabilidade e eficiência”, comenta a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani.

Os HUs da UEPG são hospitais de ensino: junto à assistência ao paciente, está a formação de profissionais de saúde qualificados e humanizados, desde a graduação até a pós-graduação. Na residência médica, os alunos podem se especializar nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Endoscopia; Medicina Intensiva; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nas residências multiprofissionais, são nove programas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Epidemiologia e Controle de Infecções; Intensivismo; Neonatologia; Reabilitação; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Urgência e Emergência. Participam das residências em saúde no HU-UEPG profissionais graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Além disso, os Hospitais são espaço de estudos para os cursos de graduação da área da saúde e outras áreas, com projetos de extensão e de pesquisa, aulas práticas e acompanhamento de casos reais. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos