14 de abril de 2020

Hospital de Telêmaco Borba vai atender pacientes da Covid-19

Divulgação

Governador Ratinho Junior assinou convênio com a Klabin e a Prefeitura de Telêmaco Borba que vai permitir a implantação de 10 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria no Hospital Regional de Telêmaco Borba em até 45 dias. Unidade será referência para sete cidades dos Campos Gerais.

O Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, vai entrar em funcionamento após uma espera de mais de dez anos. Para isso, o governador Ratinho Junior (PSD) assinou hoje, 14, um convênio com a Klabin e a Prefeitura do Município, permitindo que o complexo médico possa operar em até 45 dias.

De acordo com o cronograma inicial, a unidade hospitalar ficaria pronta apenas em outubro. Mas com apoio da Klabin, parte da operação foi antecipada, permitindo a disponibilidade de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria para o enfrentamento ao coronavírus.

A nova estrutura se soma aos Hospitais Regionais de Guarapuava, na Região Central, e Ivaiporã, no Vale do Ivaí, também com obras adiantadas para ampliar a oferta de leitos para pacientes da Covid-19. Somados, os três complexos vão agregar ao sistema público de saúde 50 unidades de terapia intensiva e 160 enfermarias em condições de serem usadas simultaneamente.

“São operários, engenheiros, técnicos da Sanepar e da Copel em uma verdadeira força-tarefa que vai permitir ao Paraná oferecer o melhor atendimento possível à população”, destacou Ratinho Jr. “Esse hospital aqui em Telêmaco Borba está pronto há muito tempo, mas somente agora será entregue de verdade aos paranaenses”, acrescentou.

O governador explicou que o acordo prevê a readequação de parte da estrutura física e também o aparelhamento necessário para colocar o complexo em funcionamento para receber pacientes da Covid-19. O hospital vai atender sete municípios da microrregião de Telêmaco Borba. O investimento estimado apenas nesta fase é de R$ 1,7 milhão. “O momento é de muita união. De falar menos e trabalhar mais”, disse Ratinho Jr.

Originalmente, tanto a estrutura de Ivaiporã quanto a de Telêmaco vão ser dedicados preferencialmente ao atendimento da mulher, foco que será mantido após a pandemia de coronavírus abrandar.

O governador lembrou ainda que a parceria com a iniciativa privada, aliado ao decreto de estadual de combate ao Covid-1,9 permitiu ao Estado ganhar celeridade nas execuções das obras.

CORPO CLÍNICO – Para a estrutura médica, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que será feito um chamamento público entre instituições filantrópicas interessadas em administrar o centro hospitalar.

“Estamos colocando obras à disposição dos paranaenses, olhando para frente. Se preciso for, vamos ampliar ainda mais o número de leitos, porque aqui estrutura existe”, afirmou o secretário.

VELOCIDADE – Com o acordo, o hospital poderá receber investimento imediato da Klabin, que usará a sua experiência para conduzir as obras de adequações na estrutura do prédio e viabilizará a compra de equipamentos para a instalação de leitos de UTI e enfermaria destinados aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

Diretor industrial de Papéis da Klabin, Arthur Canhisares, ressaltou que a empresa busca medidas que possam ajudar a comunidade local, já que uma das plantas da corporação de celulose está instalada na cidade dos Campos Gerais. A empresa está fazendo a recuperação de todo sistema de gases do hospital, do sistema de caldeiras e da parte elétrica e civil. “É um investimento para dar velocidade para o funcionamento do hospital”, disse.

A intervenção da empresa no hospital se dará durante a pandemia do novo coronavírus. “Sabemos que neste momento crítico, cada atitude conta. Por isso, a Klabin tem atuado fortemente na prevenção da disseminação do coronavírus e está trabalhando junto ao poder público para apoiar ações de enfrentamento à COVID-19 voltadas para o cuidado com as comunidades. Com o convênio, teremos em curto prazo um hospital totalmente equipado com leitos de UTI e enfermaria”, afirma Arthur Canhisares, diretor industrial de Papéis da Klabin.

ESPERA – Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos destacou a importância do complexo médico. Ele disse que, além da população do Município, o Hospital vai garantir atendimento público de saúde com qualidade para pequenas cidades vizinhas.

“São mais de dez anos de espera. Sete municípios que dependem desse hospital agora voltam a ter esperança. É um dia de felicidade para todos saber que o Hospital Regional vai enfim entrar em funcionamento”, revelou. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos