19 de fevereiro de 2019

Governo vai dar publicidade às agendas dos secretários

Divulgação

A medida, anunciada na reunião do secretariado hoje, 19, respalda o compromisso de transparência da administração pública. As agendas vão agregar data, horário, presenças e o grau de publicidade (privada ou pública).

Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a Controladoria Geral do Estado (GGE) editou uma resolução e solicitou a todos os secretários de Estado a divulgação de suas agendas nos portais institucionais das respectivas pastas. O objetivo é disponibilizar a ferramenta para consulta pública até o começo de março.

A medida, anunciada na reunião do secretariado de hoje, 19, respalda o compromisso de transparência da administração pública. A ferramenta integra o programa de compliance do Estado.

Segundo Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, as secretarias usarão a ferramenta Gestão Integrada de Relacionamento (GRI), desenvolvida pela Celepar, para alimentar as agendas. Elas vão agregar data, horário, presenças e o grau de publicidade (privada ou pública). As equipes da CGE estão capacitando os responsáveis pelos gabinetes para facilitar a migração.

“A CGE está solicitando aos secretários e determinando que todas as agendas e compromissos da mais alta administração, diretores, presidentes de autarquias, estejam dispostos no portal institucional de cada secretaria. Futuramente essas informações serão migradas para o Portal de Transparência”, afirmou Siqueira.

O controlador-geral também explicou que a resolução oferece mais segurança aos próprios secretários e diretores. “Facilita a agenda, documenta os atos do Poder Público e a sociedade terá esse conhecimento”, destacou. A medida responde a solicitações do Ministério Público Federal (MPF) e da organização Transparência Internacional.

COMPLIANCE – O Paraná foi o primeiro Estado do país a desenvolver um programa de transparência nas ações públicas. O programa envolve concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa, além de uma ouvidoria para receber denúncias da sociedade sobre desvios de conduta de colaboradores, servidores e autoridades.

O programa estadual já inspirou a adesão do município de Ponta Grossa ao princípio da transparência e deve se estender para outras cidades do Paraná.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – A Controladoria Geral do Estado também será responsável por comandar o Portal da Transparência do Paraná. Para o controlador-geral do Estado, a mudança visa dar mais celeridade na apresentação das informações de todos os órgãos do Paraná.

Um dos projetos já encaminhados internamente no governo e que deve integrar essa estrutura é o decreto que regulamenta a transmissão de todas as licitações do governo estadual. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos