14 de março de 2024

Governo do Estado inaugura pontos de wi-fi público e gratuito em Irati e Palmeira

Divulgação

Ao todo, foram cinco pontos instalados por meio do Wi-Fi Paraná Inovador, projeto da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), inaugurou hoje, 14, mais cinco pontos de acesso público à internet do projeto Wi-Fi Paraná Inovador nos municípios de Irati e Palmeira, nas regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais, respectivamente.

O objetivo do projeto é levar inclusão digital para municípios que tenham maior dificuldade de conectividade por meio de uma rede gratuita. A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente.

Em Irati, são dois pontos na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Já em Palmeira, foram três pontos instalados no Posto de Saúde ESF Vila Rosa.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, disse que o objetivo do programa é ampliar o acesso aos serviços de conexão à internet nos municípios, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. “Levar internet pública e gratuita para a população significa democratizar o acesso à tecnologia. Neste momento, estamos fazendo testes com alguns pontos em regiões mais centrais, para depois levar o wi-fi para bairros mais afastados e com dificuldade de conexão”, explicou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, celebrou a adesão do Município ao Programa. “A internet hoje é tão necessária em nossas vidas com suas inúmeras funcionalidades. Disponibilizar esse acesso aos iratienses vai melhorar muito os momentos de lazer, já que os acessos serão em pontos turísticos da cidade”, afirmou.

Pato Branco, no Sudoeste, foi o primeiro município a receber o teste de conexão, com dois pontos de acesso na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cristo Rei. A UPA funciona 24h, com circulação de mais de 11 mil pessoas mensalmente.

A ideia é que na primeira fase, com os pontos de acesso instalados nos três municípios, seja possível mensurar a melhor localização e aproveitamento do sinal de wi-fi, além de monitorar as redes e os resultados e, assim, iniciar a segunda fase do programa, atendendo outras cidades. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos