18 de novembro de 2019

Governo aumenta reparos e 90% dos veículos estão em circulação

Arquivo

O deputado estadual Soldado Fruet questionou alguns itens do edital, como o aumento de quase 50% no valor do novo contrato em relação ao da empresa JMK, que a Operação Peça Chave da Polícia Civil e a CPI presidida por ele na Assembleia comprovaram estar superfaturado.

Cerca de 90% da frota de veículos oficiais do Estado está em circulação e com a manutenção em dia. Em quase três meses – entre 1º de agosto e 20 de outubro – foram reparados 8.431 veículos a um custo médio de R$ 833 por conserto. No mesmo período do ano anterior, foram reparados 5.396 veículos, a um valor médio de R$ 1.136 por conserto. O custo médio por reparo caiu 26,6%.

“O novo contrato de manutenção está se mostrando mais eficiente em diversos aspectos. Aumentamos o volume de reparos em 56%, o tempo médio dos veículos parados em oficina diminuiu, sem contar a queda no custo médio por conserto”, afirma o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes.

Para executar os serviços, 650 oficinas em todo o Paraná trabalharam, levando em média 13 dias para entregar os veículos. O contrato de manutenção anterior, no mesmo período, envolveu 246 oficinas executoras e um tempo médio de reparo de 23 dias.

De acordo com Stephanes, os números provam a eficiência do sistema, desde que bem gerido. “Conseguimos devolver às ruas grande parte da frota estadual com rapidez. E isso tem possibilitado que os órgãos consigam inclusive programar as manutenções preventivas, coisa que não acontecia há muito tempo”, disse o secretário.

SEGURANÇA – Os reflexos da melhora na manutenção da frota se refletem na eficiência dos serviços prestados à população, entre eles os níveis operacionais da Polícia Militar. “Num espaço muito curto de tempo, atingimos a marca inédita de 90% da frota em circulação. Antes, chegamos a ter 50% da frota parada, esperando manutenção. Pequenos ajustes conseguiram melhorar muito o sistema e superar todas as nossas expectativas, inclusive na melhoria dos índices operacionais”, afirma o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates.

Segundo o coronel, os índices de roubos, furtos e até de homicídios despencaram no último trimestre. “Ter toda a frota circulando significa ter mais policiais nas ruas. Isso traz mais segurança e desenvolvimento urbano”, afirma.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam redução de 27% no número de roubos de veículos no Estado. “A redução de furtos e roubos também foi significativa e em proporções similares aos roubos de veículos”, explicou Prates.

Houve também queda de 30% no número de homicídios no Paraná, além do aumento significativo de apreensão de drogas – quase 300 toneladas nesse ano, o triplo do que foi apreendido em 2018. “Com a frota circulando em peso temos mais policiamento nas ruas e a polícia consegue fazer seu trabalho, trazendo mais segurança para a população”, afirma o coronel. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos