19 de maio de 2017

Governador destaca valorização e avanços da cultura no Paraná

Divulgação

Marcelo Cattani, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, durante o Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná

O Governo do Estado vai destinar R$ 30 milhões, via renúncia fiscal, para projetos culturais de 200 municípios paranaenses entre 2018 e 2019. O volume de recursos foi confirmado pelo governador Beto Richa (PSDB) hoje, durante a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O foco do evento foi apresentar as principais diretrizes, projetos e programas culturais do governo estadual.

Richa destacou os avanços do Paraná na área, em especial o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), que garantiu R$ 25 milhões para atividades culturais entre 2016 e 2017. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, o Profice apoia projetos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, valorização do patrimônio cultural material e imaterial, povos, comunidades tradicionais, culturas populares e teatro. “A cultura sempre foi prioridade nos meus governos”, disse Richa.

Para o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior, o Governo do Estado tem dado uma atenção especial à área cultural. “O Paraná carecia de políticas públicas voltadas à cultura, mas esse governo está conseguindo dar o devido valor, e um exemplo é o próprio Profice. Espero que possamos consolidar e avançar cada vez mais”, disse.

APLICATIVO – O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, anunciou o lançamento do aplicativo Cultura Paraná, um guia com a programação cultural de todos os municípios do Estado. “Esse aplicativo vai gerar conteúdo especial para quem faz cultura no Paraná e para quem quer consumi-la”, disse.

Graças a um sistema de geolocalização, a tecnologia pode mostrar a programação cultural das cidades paranaenses. Os gestores municipais terão um login e uma senha para alimentar as informações. “Todos terão espaço para divulgar seus trabalhos. A cultura tem que ser acessível e ficar mais próxima do cidadão”, acrescentou Fiani.

O aplicativo pode ser encontrado hoje na Play Store (loja de aplicativos do Google) e será liberado já semana próxima semana para usuários do sistema iOS, da Apple. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

4 de maio de 2024

Ponta Grossa terá unidades exclusivas 24 horas e novas ações contra a dengue

Arquivo

4 de maio de 2024

Ratinho Junior anuncia mudanças no Governo; Rangel sai e não faz sucessor

Arquivo

4 de maio de 2024

Transporte coletivo será gratuito neste final de semana em PG

Divulgação

4 de maio de 2024

Alisson Wandscheer comemora sanção do Código da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos