22 de julho de 2021

Governador apresenta políticas de desenvolvimento sustentável a prefeitos mexicanos

Divulgação

Foi a primeira agenda oficial do governador no México, onde ele está esta semana para uma missão internacional que inclui a realização da quinta edição do Paraná Day, evento promovido pelo Governo do Estado para apresentar a investidores os potenciais econômicos do Estado.

As políticas públicas paranaenses para incentivar o desenvolvimento sustentável, reconhecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo mundial, foram o tema de uma palestra do governador Ratinho Junior (PSD) a prefeitos mexicanos, ministrada na terça-feira, 20, na Cidade do México.

Foi a primeira agenda oficial do governador no país, onde ele está esta semana para uma missão internacional que inclui a realização da quinta edição do Paraná Day, evento promovido pelo Governo do Estado para apresentar a investidores os potenciais econômicos do Estado, além de conhecer soluções para a mobilidade urbana, também tendo em vista a sustentabilidade.

“Como o Paraná foi considerado exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável, fomos convidados a fazer uma palestra a 11 prefeitos do México, além daqueles que participaram de forma remota, para mostrar o que estamos fazendo nessa área”, explicou Ratinho Jr.

“O trabalho de nossa equipe em implantar políticas públicas alinhadas com o desenvolvimento econômico, social e sustentável é uma demonstração de que o Paraná está no caminho daquilo que o mundo tem buscado fazer”, disse.

Um estudo de caso lançado no final de junho pela OCDE mostrou como o Estado avançou, nos últimos dois anos, na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Único estado do mundo citado na pesquisa da organização internacional, o Paraná se destaca nas áreas energia limpa, proteção ambiental e redução das desigualdades.

Foram justamente esses temas abordados por Ratinho Jr. na conversa com os prefeitos mexicanos. Um exemplo é o programa Paraná Energia Sustentável, lançado no início do mês para facilitar a construção de empreendimentos para a produção de energia limpa no Estado, como usinas eólicas, de biogás, biomassa ou hidráulicas.

Também na área ambiental, o programa Paraná Mais Verde busca ampliar a arborização urbana e rural, com a distribuição e plantio de espécies nativas do Estado, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como a Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

Até março deste ano, mais de 3 milhões de mudas produzidas em 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) foram distribuídas em todo o Paraná. A estimativa é que esse volume permita a restauração de 1.830 hectares de áreas verdes, o equivalente a 1.830 campos de futebol.

SOCIAL – Além da preservação do meio ambiente, políticas públicas para o desenvolvimento social, com foco na geração de emprego, inovação e proteção do cidadão também foram destacadas pelo governador. Ele falou sobre programas do Estado para áreas de habitação, segurança alimentar, primeiro emprego, além de ações emergenciais para dar suporte à população vulnerável durante a pandemia de Covid-19, com a distribuição de vales para a compra de comida em estabelecimentos credenciados e a doação de cestas básicas a milhares de famílias.

Programas como o Casa Fácil e o Condomínio do Idoso, disse o governador, estão reduzindo o déficit habitacional no Paraná e vão contribuir para que mais pessoas conquistem a casa própria. Apenas com o primeiro há expectativa de construir 30 mil moradias com apoio para a quitação da entrada.

Já as ações envolvidas no programa Comida Boa atuam em diferentes frentes: no combate à fome, ao desperdício de alimentos e no incentivo à produção de agricultores familiares paranaenses. Os investimentos do Governo do Estado viabilizam a compra de produtos da agricultura familiar, a distribuição de alimentos não comercializados nas Centrais de Abastecimento para famílias em situação de vulnerabilidade, amplia a oferta de refeições diárias para milhares de pessoas, além de promover a geração de renda e trabalho por meio de hortas comunitárias urbanas. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos