7 de março de 2019

Francischini convoca audiência pública para discutir aposentadoria de ex-governadores

Divulgação

O deputado enviou um ofício aos membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa solicitando a participação deles no evento.

O deputado Delegado Francischini (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), encaminhou um ofício aos membros da CCJ convocando-os para a audiência pública que acontecerá no auditório do Casa, dia 20 de março, às 10h. No encontro será discutida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2019, de autoria do Poder Executivo, que extingue a aposentadoria de ex-governadores.

O parlamentar solicitou que os colegas indiquem entidades e especialistas para participar da audiência, advertindo que a discussão “estará limitada à constitucionalidade e juridicidade do tema proposto”.

REVOGAÇÃO – A mensagem enviada pelo Executivo propõe a revogação do parágrafo 5º do artigo 85 da Constituição Estadual do Paraná, com o objetivo de extinguir a norma que regulamenta o subsídio mensal e vitalício dos ex-governadores do Estado. Já tramita no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4545 que busca, justamente, declarar a inconstitucionalidade do dispositivo legal.

O governador Carlos Ratinho Massa Junior (PSD) destacou que seu plano de governo já registrava o compromisso com os cortes de privilégios e regalias públicas. “Se o governo pretende ser um vetor de transformação, ele mesmo precisa começar dando o exemplo”, declarou Ratinho Jr. no documento encaminhado à ALEP.

Cabe a CCJ examinar a admissibilidade da proposta do Poder Executivo. Em caso positivo, ela será publicada e se constituirá uma Comissão Especial para emitir parecer, acolher e examinar eventuais emendas apresentadas por deputados. A PEC será então submetida a dois turnos de discussão e votação, com interstício de cinco sessões entre eles. Para ser aprovada, precisará dos votos favoráveis de 33 deputados. A Comissão Especial ainda se incumbirá de elaborar a Redação Final, se for o caso, e esta será submetida ao Plenário. Aprovada, a emenda será promulgada pela Mesa Diretora da Casa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos