8 de abril de 2020

Fiscalização verifica se estabelecimentos cumprem medidas para evitar coronavírus

Divulgação

Agências bancárias, farmácias e distribuidoras de medicamentos de Curitiba e Região foram fiscalizadas com o objetivo de identificar se adotam as medidas recomendadas pelo Governo do Estado para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Agências bancárias, farmácias e distribuidoras de medicamentos de Curitiba e Região foram fiscalizadas hoje, 08, em uma operação integrada, com o objetivo de verificar se estão cumprindo as medidas recomendadas pelo Governo do Estado para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Participaram da ação a Secretaria e Estado da Justiça, Família e Trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), Polícia Militar e a Inspeção Federal do Trabalho do Ministério da Economia.

A blitz faz parte de mais uma operação da Secretaria da Justiça, devido ao volume de denúncias sobre as condições de trabalho dos funcionários e inspeções sanitárias nos estabelecimentos considerados essenciais. “Já foram recebidas em torno de 150 denúncias em relação à condição de trabalho nesses estabelecimentos específicos”, disse o secretário Ney Leprevost.

De acordo com ele, já ocorrem diversas operações para identificar estabelecimentos que colocam em risco a vida de seus funcionários e do consumidor. “Já realizamos blitz para verificar abusos em distribuidoras de gás, denúncias sobre o não cumprimento das necessidades básicas de proteção de funcionários de empresas de telemarketing, e agora, essa nova ação para a inspeção de bancos, farmácias e distribuidoras de medicamentos”, explicou.

De acordo com o chefe do Departamento da Justiça da Secretaria, Felipe Hayashi, há recomendações e normas estabelecidas para cumprimento das medidas de boas práticas de higiene e saúde determinadas pelo Governo e também expedidas pela Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia. “Essa fiscalização é necessária para que os serviços essenciais possam continuar sem prejudicar o fornecedor, seus funcionários e seus clientes. Em último caso, se o estabelecimento não estiver cumprindo as medidas será notificado”.

Para o auditor fiscal do Trabalho Eduardo Reiner, representante da Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, é necessário analisar se as empresas estão tomando as medidas corretas quanto a não propagação do coronavírus. “Caso as empresas não estejam cumprindo a recomendação de boas práticas expedida pelos governos federal e estadual, e tenha risco grave e eminente de contaminação, o estabelecimento pode ser até interditado e autuado mediante o pagamento de multa”.

Para denúncias, a Secretaria da Justiça disponibiliza o e-mail [email protected]. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos