16 de dezembro de 2019

Fecomércio Sesc Senac PR inaugura hoje novo espaço cultural em Ponta Grossa

Divulgação

Prédio da antiga Estação Saudade abrigará uma nova unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugura hoje, 16, às 19 horas, em Ponta Grossa, no prédio da antiga Estação Saudade, uma nova unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR. O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

A nova unidade Sesc Estação Saudade será um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade. No espaço da Biblioteca haverá um acervo inicial de 800 livros de literatura infantil, brasileira, estrangeira e obras de resgate ao patrimônio cultural. Oficinas de escrita, rodas de leitura, contação de histórias, computadores para pesquisa também farão parte do cotidiano. Na Sala de Arte serão ofertados cursos e oficinas voltados à criação e experimentação artística, de diferentes técnicas como pintura, desenho, gravura e fotografia. As atividades serão voltadas para diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade, com o objetivo de desenvolver artistas, produtores e público em geral.

Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um Mini Museu Ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. A unidade também terá espaços para Música e Dança, com atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade.

Na antiga bilheteria haverá uma loja de souvenirs, com peças produzidas por artistas locais e que rememoram a história da própria estação ferroviária, além de cartões postais, marca páginas, livretos produzidos especialmente para esta nova fase. “O Sesc PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias, inovadores e vanguardistas”, enfatiza o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

A unidade estará aberta para visitas agendadas a partir do dia 17 de dezembro. A programação de cursos terá início na segunda quinzena de janeiro. Para mais informações acesse o site www.sescpr.com.br .

SENAC ESTAÇÃO SAUDADE – A educação profissional também estará presente no prédio, por meio da Unidade de Educação Tecnológica Senac Estação Saudade. O ambiente de prática profissional Café-escola, duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia: Boas práticas para serviços de alimentação; Comidas de rua; Garde Manger; Sustentabilidade aplicada à cozinha; Técnicas de chocolateria; Cake Design; Preparo de bebidas à base de café; Técnicas de latte art; Barista; Confeiteiro; Cozinheiro.

“O portfólio do Senac foi alinhado nacionalmente visando oferecer ao mercado uma formação aderente as demandas atuais e perspectivas futuras, buscando inovar os setores produtivos. Para essa unidade optamos por cursos aderentes na área da Gastronomia, utilizando o Modelo Pedagógico Senac, que tem como diferencial a prática profissional por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, valorizando a busca de alternativas e soluções para problemas concretos”, explicou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

As inscrições para os cursos já estão disponíveis no site www.pr.senac.br . As aulas na unidade da Estação Saudade iniciam em fevereiro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos