27 de janeiro de 2021

Em PG, ano letivo começa pela TV dia 18 e dia 22 nas escolas

Divulgação

Retorno às aulas presenciais leva em conta a realidade da pandemia, protocolos de segurança e também o direito dos alunos ao ensino. Turmas serão divididas em duas.

A volta às aulas presenciais em Ponta Grossa está mantida pela Prefeitura. A avaliação é de que existe a segurança necessária para o retorno, que deve ocorrer no dia 18 de fevereiro de maneira remota e no dia 22 de maneira presencial para os alunos. Cada turma será dividida em duas, com carga horária dividida entre escola e TV Educativa. Assim, todos terão aulas em uma semana em sala de aula e, na outra, pela TV, desenvolvendo as atividades em casa.

“Desta forma, nós iremos utilizar todo o aprendizado que nossos professores desenvolveram no primeiro ano da pandemia, com o uso das tecnologias e organização das atividades remotas, e vamos dar um passo à frente. Vamos garantir aos alunos o direito ao aprendizado, retornando ao presencial com esta nova organização”, afirma a professora Simone Neves, secretária de Educação de Ponta Grossa.

Segundo Simone, a decisão pelo retorno foi tomada em conjunto e a estratégia adotada leva em consideração todo o cenário da pandemia. “Analisando o contexto da pandemia, com o início da vacinação. Analisando o contexto econômico da cidade e a realidade social das nossas famílias. Levando em consideração o direito dos nossos alunos ao aprendizado, compreendemos a necessidade do retorno e entendemos que é possível, respeitando os protocolos e trabalhando todos juntos para este retorno, minimizando todos os riscos”, complementa a professora Simone.

Ela também destaca o trabalho realizado pelos profissionais de ensino, dentro e fora da sala de aula. “No ano passado nossos professores inovaram e foram incríveis no trabalho que fizeram. Todos trabalharam muito e com muita garra. Neste ano, com a volta dos alunos, temos novos desafios, mas vamos juntos vencer mais uma vez, com o apoio de todos os funcionários da Educação”.

MUITO DIÁLOGO – O retorno de todos os profissionais da Educação será no dia 03 de fevereiro. Neste momento eles conhecerão os detalhes do protocolo de biossegurança e da organização do ano letivo. A secretária aponta ainda que, nos dias seguintes, as equipes das escolas irão organizar a escola para, depois disso, informar aos pais todos os procedimentos para o retorno das crianças.

“Para este retorno às atividades presenciais, o diálogo com a comunidade será muito valioso. Sabemos que os principais beneficiados com a volta da atividade nas escolas são os próprios alunos e é neles que estamos pensando. Por isso, todas as dúvidas e preocupações das famílias poderão ser apresentadas às equipes das escolas e dos CMEIs para que tudo ocorra da forma mais tranquila para todos: profissionais, famílias e, principalmente, nossos alunos”, orienta Simone.

Conforme ela, pais que não estejam confortáveis com o retorno devem procurar a gestão escolar e conversar com a equipe. “Neste momento vamos ouvir a todos”, indica. Outra decisão se dá em relação aos alunos que apresentam fatores de risco em relação à Covid-19. Dentro de suas particularidades, mediante o compromisso dos pais, eles farão apenas as atividades remotas, acompanhando as transmissões pela TV.

RETORNO PRESENCIAL – Nos dias 18 e 19 de fevereiro, os alunos não irão à escola. Eles iniciam o ano letivo assistindo às primeiras aulas pela TV Educativa e redes sociais da Secretaria Municipal de Educação. Serão apresentados detalhes sobre o funcionamento do ano letivo para todas as crianças.

Todas as turmas das escolas e CMEIs serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo, formado por 50% de cada turma, retorna às aulas presenciais no dia 22 de fevereiro, segunda-feira. Nesta mesma semana, o segundo grupo, formado pelos outros 50% de cada turma, realiza as atividades remotas e assiste às aulas pela TV.

O segundo grupo retorna às aulas presenciais na segunda-feira seguinte, dia 1º de março. Nesta semana, o primeiro grupo realiza as atividades remotas e assiste às aulas pela TV, sucessivamente.

PROTOCOLOS – Junto com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por diversos representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação irá apresentar aos profissionais da Educação, pais e alunos o Protocolo de Biossegurança a ser colocado em prática para o retorno das aulas. Nele estarão contidos todos os procedimentos de higienização, recepção dos alunos e demais ações a serem tomadas no dia a dia das aulas presenciais no ano letivo de 2021. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

30 de abril de 2024

Elizabeth entrega nova Unidade de Saúde Sady Silveira em Olarias

Divulgação

30 de abril de 2024

Saúde informa 4 novos canais via Whatsapp para denúncias da dengue

Divulgação

30 de abril de 2024

Coronel Cláudio recebe asfalto em novos trechos em PG

Divulgação

30 de abril de 2024

CimSaúde apresenta crescimento para prefeitos dos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos