29 de novembro de 2020

Elizabeth Schmidt é eleita a primeira prefeita da história de Ponta Grossa

Arquivo

No Estado, a legenda saiu vitoriosa em 129 prefeituras, representando quase um terço das 399 em disputa. A última prefeitura a ser conquistada pelo PSD no Paraná foi em Ponta Grossa, com a vitória de Elizabeth Schmidt.

Ponta Grossa terá Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) como prefeita pelos próximos quatro anos (2021-2024). Em uma disputa bastante acirrada, o resultado das urnas no segundo turno das eleições deste domingo, 29, apontou 52,38% dos votos válidos para Professora Elizabeth que fez 87.932 votos. Mabel Canto (PSC) terminou a eleição em segundo lugar com 47,62% dos votos válidos com 79.929 votos. Votos brancos somaram 2,47% com 4.439 e os nulos 4,25% com 7.656. Os votos válidos somaram 167.861, o que significa 93,28% do total.

Ponta Grossa foi a única cidade do Paraná a ter segundo turno e a única do Brasil a ter o segundo turno disputado por duas mulheres.

PRIMEIRO TURNO – No primeiro turno, Mabel Canto fez 61.702 votos com 37,27% dos votos válidos. Professora Elizabeth fez 51.656 votos com 31,15% dos votos válidos, diferença de 10.137 votos. A diferença neste segundo turno de Elisabeth para Mabel foi de 8.003 votos e Elizabeth Schmidt cresceu em zonas eleitorais em que Mabel havia se destacado no primeiro turno.

Às 17h40, faltando vinte minutos para o final da apuração, e com 90,82% das urnas apuradas, o resultado já apontava Elisabeth Schmidt­­­ vencedora com 53,13% dos votos válidos, somando 81.033 votos e Mabel Canto em segundo lugar com 46,87% dos votos válidos e 71.495 votos.

Professora Elizabeth disputou a eleição tendo como vice na chapa, Capitão Saulo (PSD). Mabel Canto teve como vice na chapa, o vereador Pietro Arnaud (PSB).

A prefeita eleita iniciará o mandato com apoio de 11 dos 19 vereadores eleitos em 15 de novembro último.

ADMINISTRAÇÃO PARA TODOS – Em entrevista a Imprensa após o resultado, Elizabeth Schmidt falou do resultado da eleição. “Estou muito feliz, é uma grande alegria, um momento histórico onde eu e o Capitão Saulo queremos dividir com toda a cidade. Esta emoção nos leva a acreditar que devemos sonhar sempre para poder realizar”, disse.

A prefeita eleita destacou que se sente cada vez com mais responsabilidade porque sabe que Ponta Grossa é uma cidade grande e que as demandas crescem com ela, sendo necessário muita responsabilidade e atitude para atendê-las. “Temos que fazer com que as demandas sejam atendidas. Esse é nosso compromisso, queremos fazer isso por meio de diálogo, para que as pessoas trabalhem junto conosco”, ressaltou.

Para as mulheres, Elizabete disse que Ponta Grossa é feminina com 52% da população de mulheres. “A Prefeitura vai ser das mulheres a partir de primeiro de janeiro. Estaremos protegendo e dando atenção a todas as mulheres, mas não só a elas, a seus maridos, filhos e idosos, queremos trabalhar com vocês e para todas as famílias. Nossa gestão vai ser para todos, queremos cuidar de todas as pessoas. Vamos fazer um grande futuro para nossa cidade” enfatizou.

Capitão Saulo, vice de Elizabeth, disse que é sua primeira experiência política, mas que possui 23 anos de carreira na Polícia Militar. “É uma experiência fantástica, agradeço minha cidade de Ponta Grossa pelos 80 mil votos de confiança. Nossa promessa é uma gestão com muito trabalho, muito esforço para uma Ponta Grossa melhor e mais humana”, ressaltou.

MARCELO RANGEL – O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) agradeceu ao povo de Ponta Grossa e disse que é um momento especial “É a primeira prefeita da história, é o reconhecimento do nosso trabalho. Também tenho reconhecimento pelo trabalho da segunda colocada Mabel Canto e do Jocelito Canto e queremos parabenizá-los pela campanha. Às pessoas que estiveram conosco pedimos para que com muito respeito acolham a todos, até mesmo os nossos adversários, porque a gente precisa unir a cidade de Ponta Grossa, porque Ponta Grossa é uma cidade de amor, paz e alegria. E nós hoje, coroamos todo o trabalho ao longo dos anos, com uma vitória histórica”, disse.

SANDRO ALEX – O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD) disse estar emocionado, e que foi uma eleição com uma decisão sábia da população. “Temos uma senhora prefeita, que conhece os problemas da cidade e que vai completar o trabalho do Marcelo. Também foi uma vitória política para o Estado e para o governador Ratinho Junior que esteve aqui. Nossa candidata conseguiu. Aos nossos adversários, nosso profundo respeito. Parabéns à Mabel e ao Jocelito Canto que trabalhou ao lado da filha. Foi uma campanha belíssima. Vencida a eleição não existe mais uma cidade dividida, que eles possam ajudar a professora e trabalhar unidos por Ponta Grossa”, disse.

CURRÍCULO – Elizabeth Silveira Schmidt, 69 anos, nascida em Ponta Grossa, casada e tem três filhos e sete netos. Formada em Pedagogia, mestre em Educação e professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é a atual vice-prefeita de Ponta Grossa eleita em 2016 com Marcelo Rangel. Iniciou na vida pública em 2000, candidatando-se a vice-prefeita. Disputou ainda eleições para o Senado e a Câmara Federal. Na administração municipal ocupou o cargo de secretária de Turismo e Cultura no governo de Pedro Wosgrau Filho e secretária de Gestão e Recursos Humanos na administração de Marcelo Rangel. Nas eleições de 2016 foi eleita vice-prefeita de Rangel. (Especial para o Blog do Johnny)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos