7 de janeiro de 2022

Elizabeth determina corte de 25% de despesas com custeio

Arquivo

Prefeita reuniu secretários e estabeleceu prioridades para 2022.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) reuniu ontem 06, sua equipe de secretários para primeira reunião de trabalho para o exercício de 2022. Na pauta, a apresentação da nova estrutura de governo, medidas de economia e, principalmente, a cobrança de projetos e resultados que atendam diretamente às diretrizes da administração. “Financeiramente, teremos um ano bastante difícil. Por isso quero que nossa equipe esteja alinhada e engajada para trabalhar com muita agilidade, responsabilidade, criatividade e, acima de tudo, economia. Já estamos ajustando a máquina pública com cortes e redução de custos para cuidar das grandes prioridades da nossa gestão que são a Saúde, o Asfalto, a Educação e o Social”, comentou Elizabeth.

Diante da dificuldade financeira que será enfrentada pelo Município, a chefe do Executivo municipal determinou o corte de 25% em despesas como combustíveis, luz, água e outros gastos de custeio, inclusive aluguéis, salientando também a necessidade de insistir no programa de justiça fiscal em Ponta Grossa. “Infelizmente, a arrecadação praticada hoje em Ponta Grossa está muito aquém do que seria adequado e justo. Não podemos permitir que Ponta Grossa pare nos anos 90, em termos de receita tributária. A modernização e a atualização são necessárias e urgentes. Também não é possível que em pleno ano de 2022 ainda existam adversários políticos que torçam contra o crescimento da cidade. Vamos buscar mecanismos para melhorar nossa arrecadação e garantir o crescimento econômico do jeito que o Município precisa e merece”, disse a prefeita.

Sobre o contingenciamento determinado por ela foi bastante enfática: “são cortes muito grandes que precisamos fazer porque temos hoje apenas 3% do nosso orçamento livre para novos investimentos. Nosso quadro real é bastante grave. Então, vamos fazer de tudo para reduzir as despesas e cortar na carne o máximo que pudermos”, enfatizou.

Elizabeth destacou que no planejamento de ações é essencial que a equipe trabalhe com agilidade em projetos para captação de recursos livres junto ao Estado e à União. “Assim como vamos cortar gastos e conter despesas internamente, também vamos trabalhar firmes para a conquista de recursos fora do município, garantindo que programas e projetos fundamentais não deixem de ser executados em Ponta Grossa”, reforçou.

Ela ressaltou os importantes avanços ao comentar sobre os projetos de infraestrutura para o Município. “Já temos 100 milhões de reais garantidos para pavimentação e, a partir de agora, vamos arregaçar as mangas para iniciar essas obras que já estão com seus projetos finalizados”, disse.

Outro ponto bastante discutido na reunião foi a Saúde. “Essa é nossa grande preocupação porque todos os dias temos novos desafios a serem solucionados, principalmente pela falta de recursos”, apontou Elizabeth, reconhecendo os esforços feitos durante a fase mais dura da pandemia: “nossos servidores foram incansáveis na Saúde em 2021. Tivemos uma verdadeira luta diária para vencer a Covid e salvar tantas vidas com a vacina. Acredito que a partir desse ano precisamos avançar em outras áreas da Saúde, levar esse serviço tão sensível para mais perto da população, com melhoria no atendimento descentralizado e a oferta de diferentes serviços. Vamos corrigir erros e avançar significativamente na Saúde de Ponta Grossa”, determinou a prefeita.

Durante a reunião foram apresentados os novos chefes das pastas do Gabinete, Edgar Hampf, Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, Infraestrutura e Planejamento, Henrique Palermo do Vale, Prolar, Mauricio Silva, Assistência Social, Vinya Mara Anderez Dzievieski Oliveira, Família e Desenvolvimento Social, Simone Kaminski de Oliveira, Agência de Inovação, Tônia Mansani, e Controladoria-Geral, Juliano Jaronski.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de janeiro de 2022

Quem são os candidatos a deputado em Ponta Grossa neste ano?

Arquivo

25 de janeiro de 2022

O Homem da Mala está na ativa?

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos

Divulgação

24 de janeiro de 2022

Tibagi e Paraná Turismo firmam parceria para aniversário de 150 anos do Município

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista