1 de dezembro de 2021

Elisangela recebe Plano Diretor de Carambeí revisado em conferência

Divulgação

O Plano Diretor servirá para nortear ações no Município para os próximos dez anos.

Aconteceu ontem, 1º, no Salão Plenário da Câmara Municipal de Carambeí, a Conferência para entrega da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal que foi finalizado pelos técnicos do Município e da empresa DRZ – Geotecnologia e Gestão de Cidades, que foi contratada através de licitação, para a prefeita Elisangela Pedroso (PSB). O Plano Diretor agora revisado servirá para nortear ações no Município para os próximos dez anos.

A prefeita vai preparar o Projeto de Lei que será enviado para a Câmara Municipal e, após aprovado, será sancionado e amplamente divulgado no portal do Município e também no portal dos municípios do PARANACIDADE. Toda a população de Carambeí deverá acompanhar e fiscalizar essas novas fases desse processo para a implementação do Plano Diretor Municipal.

Estiveram presentes além da prefeita Elisangela Pedroso, os vereadores Élio Ratinho, Deleon Betim, Eclaiton Bueno, Antônio Xoxa, além de técnicos do Município e da empresa DRZ que tem sua sede na cidade de Londrina, e que foi contratada para realizar esta revisão e atualização do Plano Diretor, onde a última lei datou do ano de 2007.

O Plano Diretor é um instrumento político que planeja ações a longo prazo, e que nos próximos dez anos fará o norteamento de ações, de ordenamento territorial também a captação de recursos que deve estar de acordo com a legislação federal estadual e também municipal. O Plano Diretor serve também para os convênios e recursos futuros e deve estar dentro do Estatuto das Cidades seguindo também a política estadual de planejamento e também atualizada através da nova lei municipal.

Segundo a engenheira do município Adriane Curtes “foram várias fases de trabalho até a chegada desta conferência para entrega do plano diretor que teve mobilização e análise temática de todas as diretrizes deste plano que tem ações e intervenções que serão feitas no município”, disse ela.

A empresa DRZ participou de várias ações envolvendo técnicos e servidores do Município. Foram 25 reuniões técnicas várias oficinas comunitárias realizadas na Biblioteca Cidadã e três audiências públicas com a presença da população. Foram registradas 291 participações entre opiniões registradas no site, nas oficinas e nos relatórios da empresa contratada.

Entre os princípios adotados no plano diretor está o desenvolvimento sustentável a redução das desigualdades sociais a construção de cidades inteligentes, com interação dos campos urbano e digital, com toda a preparação para inteirar-se de uma agenda mundial onde países e municípios possam atingir a igualdade econômica e ambiental com o desenvolvimento sustentável.

A prefeita de Carambeí disse que esse Plano Diretor “será um norte para o trabalho ordenado para a gestão municipal vai tratar de temas importantes como a crescimento, a mobilidade urbana, a proteção e preservação ambiental e as questões sociais e econômicas, já a partir de 2022”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos