23 de junho de 2022

Elisangela anuncia fábrica de garrafas sustentáveis da Ambev de R$ 1 bi em Carambeí

Blog do Johnny

Em coletiva de Imprensa hoje, 23, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, anunciou que recebeu a confirmação da Ambev, para a instalação da maior fábrica de vidros sustentáveis do País. A construção começa este ano, com a criação de 1,5 mil vagas de emprego durante a obra. A partir do início da operação, projetada para ocorrer em 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos e mais de 1.000 indiretos.

Em coletiva de Imprensa hoje, 23, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), anunciou que recebeu a confirmação da Ambev, para a instalação da maior fábrica de vidros sustentáveis do País, em um investimento de R$ 1 bilhão, com intenção de que a planta industrial seja duplicada nos próximos anos. A prefeita estava acompanhada do vice-prefeito Jeverson da Silva, vereadores e secretários municipais.

“É com grande alegria que fazemos o anúncio de um novo marco para Carambeí, que começa a entrar na linha do progresso. Hoje pela manhã recebi a ligação de um dos diretores da Ambev, informando que eles haviam batido o martelo e assinado o contrato de compra e venda da área. Foram seis meses de trabalho árduo junto com a nossa equipe, recebendo a comitiva da Ambev, o proprietário da área, verificando projetos de iluminação e análise de solo”, revelou a prefeita Elisangela Pedroso, ressaltando que um dos protocolos da empresa até a confirmação do investimento no Município foi o de sigilo das negociações, e lembrando que as tratativas iniciais foram feitas durante a viagem para Dubai, quando integrou a comitiva paranaense a convite do governador Ratinho Junior (PSD) para apresentar os potenciais do Estado para novos investidores.

A prefeita afirmou ainda que a conquista é resultado de um projeto de iniciativa do Poder Executivo, aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado, para a retomada da industrialização do Município. “Quando assumimos a gestão, verificamos que Carambeí precisava de novas fontes de emprego, para dar oportunidade aos nossos jovens e também visando o aumento da arrecadação do Município”, disse Elisangela agradecendo o apoio dos vereadores e ressaltando que a fábrica trará benefícios não apenas para Carambeí, mas para toda a região dos Campos Gerais.

O protocolo de intenções havia sido assinado com o Governo do Estado no fim do ano passado. A construção começa este ano, com a criação de 1,5 mil vagas de emprego durante a obra. A partir do início da operação, projetada para ocorrer em 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos e mais de 1.000 indiretos.

“Esse é mais um investimento fantástico para o Paraná. A Ambev já é uma referência em sustentabilidade no nosso Estado e no mundo. Agora, eles trazem mais essa boa notícia: uma indústria de garrafas de vidro, que segue a política da empresa de fazer a reciclagem das garrafas. É mais geração de emprego e renda que atraímos para o Estado”, ressaltou o governador Ratinho Jr.

A planta industrial vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, fruto de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten. A capacidade produtiva é de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. “Será a segunda fábrica de vidros da cervejaria, uma das mais tecnológicas do mundo e altamente sustentável”, destacou Elisangela.

Ao finalizar, a prefeita Elisangela Pedroso ressaltou o esforço para que o Município que faz divisa com as duas maiores cidades da região: Ponta Grossa e Castro, fizesse parte do processo de desenvolvimento e industrialização da região dos Campos Gerais. Ela também agradeceu o apoio do diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, e do governador Ratinho Jr.

SUSTENTABILIDADE – A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.

O vidro, material largamente utilizado como embalagem para bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.

A unidade será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável e equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo, garantindo alta eficiência hídrica e energética.

Segundo a Ambev, a primeira fábrica de vidros da empresa, inaugurada em 2008 no Rio de Janeiro, é hoje a vidreira que trabalha com o maior percentual de material reciclado do Brasil. Neste ano fez a primeira garrafa de vidro 100% reciclado no país em escala industrial.

ÁREA – A área onde ficará a nova fábrica de garrafas da cervejaria possui cerca de 360 mil metros quadrados e fica localizada às margens da PR-151, próximo ao Posto Menegatti.

AMBEV NO PARANÁ – Além da nova fábrica de vidros em Carambeí, a Ambev conta com instalações em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos