27 de setembro de 2024

Diretor administrativo de Itaipu participa de evento de economia espacial do G20

Divulgação

Evento internacional, realizado entre 11 e 13 de setembro, discutiu economia espacial e mudanças climáticas.

O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, participou da abertura do 5º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 (SELM), realizado de 11 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu. Organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o SELM é um fórum internacional que reúne representantes dos países-membros do G20 para discutir e promover o desenvolvimento da economia espacial.

A edição de 2024 contou com a presença de 30 delegações de países membros do G20 e convidados internacionais, além de representantes da indústria aeroespacial brasileira. Segundo Iggor Rocha, a economia espacial “parece um tema muito distante, mas não é. Muito da inovação de países como EUA e Rússia se originaram em pesquisas aeroespaciais, para aviação, indústria, computação, comunicação, defesa civil, etc.”

Para o diretor, “no evento, ficou claro o papel que esse tipo de pesquisa pode ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas. Mais que o fascínio que o tema desperta, a retomada do programa espacial brasileiro pode beneficiar diversos setores da economia e da sociedade. Para a Itaipu, foi uma honra apoiar o evento.”

Além do apoio institucional, três estagiários da Itaipu, estudantes de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), participaram do evento. Diego Moreira de Sousa, Helena Luiza Matuo Rodrigues e Vinícius Miguel da Silva atuaram como monitores, prestando suporte à AEB e às delegações internacionais presentes, resultado de uma cooperação entre a AEB e a Unila.

A programação incluiu palestras, sessões plenárias, exposições e reuniões bilaterais, envolvendo discussões sobre o papel da economia espacial no enfrentamento das mudanças climáticas.

“Como estudante próximo de me graduar, participar de um evento como o SELM foi decisivo para o aprimoramento das minhas habilidades em diplomacia, solução de problemas e liderança”, destacou Vinícius Silva. Para ele, o evento foi uma excelente oportunidade para a prática de idiomas, como inglês e espanhol, em um contexto internacional. “Certamente me tornarei um profissional melhor com os aprendizados que adquiri nesses dias”, afirmou.

O estagiário Diego Sousa destacou a relevância da experiência, para ele, uma oportunidade única de vivenciar as Relações Internacionais na prática. Ele também mencionou que o evento permitiu uma melhor compreensão do campo das agências espaciais, algo ainda pouco explorado no Brasil. “Participar de um evento dessa magnitude e interagir diretamente com as delegações foi um marco muito especial na minha carreira, que está apenas começando”, celebrou.

Helena Rodrigues disse que a monitoria no SELM permitiu “uma compreensão mais profunda da cooperação global”, essencial para a sua trajetória profissional. “Trabalhar com as delegações do G20, especialmente Brasil, Índia e África do Sul, me trouxe um orgulho imenso ao ver o Brasil liderando debates sobre tecnologias espaciais”, concluiu.

O SELM, que já teve edições na Arábia Saudita, Indonésia, Itália e Índia, seguirá para a África do Sul em 2025, consolidado como um fórum internacional para discutir os desafios e oportunidades da economia espacial. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

10 de outubro de 2024

O ‘muro’ é o único lugar para Marcelo Rangel no 2° turno

Divulgação

10 de outubro de 2024

Márcia Huçulak declara apoio à Elizabeth no 2º turno

Divulgação

10 de outubro de 2024

UEPG cresce em ranking de universidades e é destaque em internacionalização

Divulgação

10 de outubro de 2024

Lideranças alinham criação de agência de desenvolvimento do PR Produtivo na região

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos