7 de maio de 2021

Desastre na saúde e na economia impacta a dignidade das pessoas, afirma Romanelli

Arquivo

O deputado ressalta pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que revela que a atividade econômica no País teve queda de 6,7%, e os recentes dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que mostram que 14,4 milhões de brasileiros estão fora do mercado formal.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou hoje, 07, que o Brasil vive um verdadeiro desastre na saúde e na economia. “Além do triste número de mortes e infecções, a pandemia está provocando tragédias na econômica, no emprego e na dignidade das pessoas”, afirma Romanelli ao se referir às pesquisas que demonstram a retração da atividade econômica e das oportunidades de emprego e renda.

Romanelli ressalta pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que revela que a atividade econômica no País teve queda de 6,7%, e os recentes dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que mostram que 14,4 milhões de brasileiros estão fora do mercado formal. Para o deputado, são dados preocupantes e não há perspectiva de reversão do quadro no curto prazo.

“O quadro é de desalento e de baixas expectativas para o fim desta crise. Tristemente, o impacto de renda atinge as classes C e D e muita gente hoje sobrevive de doações por não ter o mínimo para sua subsistência. Isso impacta a dignidade das pessoas”, avalia Romanelli. “A vacinação em massa é a solução, mas os desmandos do governo federal demonstram que não há como acreditar nisso num curto período de tempo”.

PESQUISA – A pesquisa divulgada pela Firjan na quinta-feira, 6, revela que a atividade econômica no Brasil caiu 6,7% no período de 12 meses, entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O levantamento avalia o desempenho de três grandes setores econômicos no período: indústria, comércio e serviços.

De acordo com o estudo da Firjan, a retração no setor de serviços atingiu 8,3%. A indústria teve queda de 4,2% e a atividade do comércio caiu 1,9%. Para a entidade “a velocidade e o sucesso do programa de imunização contra a Covid-19 são fundamentais para que o país consiga superar a crise gerada pela pandemia”.

Os dados do estudo são do IBGE e consideram informações de 14 estados que mantém suas bases atualizadas. Somados, estes estados representam 87,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos