19 de janeiro de 2022

Crianças começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na sexta em PG

Arquivo

Com o quantitativo de 5.000 doses, serão contempladas as crianças cadastradas de 5 a 11 anos dos grupos prioritários (comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas), e parte das crianças do grupo geral da faixa etária de 11 anos e 10 anos.

Nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra a Covid-19 para o público infantil, de 05 a 11 anos. Os pais ou responsáveis de crianças nessa faixa etária devem preencher as informações no cadastro e aguardar o agendamento, que será feito automaticamente pela Prefeitura com base neste cadastro, seguindo os critérios prioritários da etapa. O Município recebeu para esta primeira ação cerca de 2 mil doses pediátricas, que serão aplicadas no grupo prioritário de crianças, sendo os com comorbidades, deficiência permanente e indígenas.

“O pré-cadastro está aberto continuamente e os agendamentos ocorrerão de acordo com a quantidade de doses. Então, neste primeiro momento, devemos contemplar o público de 05 a 11 anos com comorbidade, deficiência permanente e indígenas. Mas, dependendo do número de cadastro, pode ser possível ampliar o grupo para parte da primeira faixa etária geral, vacinando já alguns de 11 anos, sempre do mais velho para o mais novo. Quando o critério for apenas a faixa etária, a seleção será pela data de nascimento”, explica o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Para esta etapa de sexta, 21, que será realizada das 9h às 17h no Ginásio Oscar Pereira, os comprovantes de agendamento dos cadastros que foram elegíveis para esta vacinação devem ser liberados no meio tarde de quarta, 19. A Prefeitura fará a comunicação e a divulgação quando isso ocorrer.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação.

AGENDAMENTO – Com base nos cadastros, que permitirá filtrar os grupos de crianças por faixa etária e os que possuem comorbidades, o agendamento será feito automaticamente no sistema conforme a disponibilidade de doses. Com a organização das etapas e agendamento automático, a Prefeitura informará que há agendamento disponível para consulta de determinado grupo. O pré-cadastro será a garantia da aplicação, que ocorrerá mediante o envio de vacinas para Ponta Grossa.

O pré-cadastro está disponível pelo site: https://fms.pontagrossa.pr.gov.br/precadastro/.

DECLARAÇÃO MÉDICA – A Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.

AUTORIZAÇÃO – Da mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).

COMORBIDADES – As comorbidades previstas nesta etapa de vacinação são:

– Insuficiência cardíaca;

– Cor-pulmonante e Hipertensão pulmonar;

– Cardiopatia hipertensiva;

– Síndrome coronarianas;

– Valvopatias;

– Miocardiopatias e Pericardiopatias;

– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosa;

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênitas;

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

– Talassemia;

– Síndrome de Down;

– Diabetes mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;

– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;

– Doença Cerebrovascular;

– Doença renal crônica;

– Imunossuprimidos (Incluindo pacientes oncológicos);

– Anemia falciforme;

– Obesidade mórbida;

– Cirrose Hepática;

– Transtorno do Espectro Autista (TEA).

(Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos