1 de março de 2024

Copel instala medidores inteligentes no Centro-Sul, Campos Gerais e RMC

Divulgação

O programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema para clientes em diversas regiões do Paraná. A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora.

O programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema para clientes em diversas regiões do Paraná. Este avanço de tecnologia passa pela troca do relógio de luz nas unidades consumidoras, trabalho que está em andamento atualmente em 16 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul do Paraná e nos Campos Gerais.

Os eletricistas da empresa Eleng, contratada pela Copel para o trabalho, estão visitando domicílios em Agudos do Sul, Antônio Olinto, Carambeí, Inácio Martins, Irati, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul, São Mateus do Sul e Teixeira Soares. O trabalho segue também em Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande, onde a substituição dos medidores está em fase de conclusão.

A previsão é de que durante o mês de março outros sete municípios recebam a visita dos profissionais contratados pela Copel, na região. A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é feito exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado.

Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel. Em média, 7 mil medidores têm sido trocados semanalmente pelo Programa Rede Elétrica Inteligente.

BENEFÍCIOS – A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos de automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao consumidor acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares. Quando os medidores passam a se comunicar com uma central da empresa, há a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros, como a ligação e religação de energia, e também o retorno da luz em desligamentos ocorridos por fatores externos, como os temporais, por exemplo.

Os novos dispositivos ainda tornam automática a leitura do consumo, otimizando a administração dos serviços de eletricidade.

NOVA FASE – O Programa Rede Elétrica Inteligente está sendo executado por fases, em uma primeira etapa que cobrirá toda a região Sul do Estado, com um investimento de aproximadamente R$ 820 milhões. A fase inicial cobriu a faixa Sudoeste e parte do Centro-Sul paranaenses, com 73 municípios. A atual frente de trabalho atenderá 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, mais uma porção do Centro-Sul e a Ilha do Mel. Em breve, serão iniciados os trabalhos da terceira fase, na região Oeste.

SERVIÇOS DIGITAIS – Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Como o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos