9 de maio de 2017

Consórcio intermunicipal será criado para administrar Samu Regional

Divulgação

Cerca de R$ 1,8 milhão/mês serão necessários para o funcionamento do Samu Regional. O montante será rateado pelos 28 municípios que irão integrar a rede

Os prefeitos integrantes da comissão criada para debater a instalação do Samu Regional nos municípios integrantes da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde irão elaborar um protocolo de intenções ainda neste mês para a criação do Consórcio que administrará a rede de urgência e emergência. Eles estiveram reunidos hoje no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e definiram que um mapa de cada uma das regionais será traçado para verificar os pontos em que serão instaladas as Unidades Básicas e Avançadas para o atendimento.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) apresentou uma possível estrutura para o funcionamento do Samu Regional, com a implantação de 18 bases, sendo seis de Unidades Avançadas e doze Unidades Básicas, além da Central de Regulação. A estrutura será debatida devido as grandes distâncias dos municípios que irão compor a Rede. “Vamos pensar estrategicamente quantas bases e quais municípios irão sediá-las, pois o Samu depende do tempo de resposta”, explicou Jaime Menegoto Nogueira, responsável do CimSaude dos estudos para a implantação do Samu Regional.

O protocolo de intenções, bem como a definição dos municípios que sediarão as bases, será o tema da próxima reunião da comissão, agendada para o próximo dia 25. “Deste protocolo de intenções sairá a minuta do Estatuto do novo Consórcio Regional do Samu. Assim cada um dos 28 municípios integrantes da Rede deve levar para discussão em suas Câmaras Municipais”, explicou o presidente do CimSaúde e prefeito de Carambeí, Osmar Blum.

Para o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda – “Juca”, a implantação da Rede de Urgência e Emergência na região é essencial, tendo em vista que é “a última região do Estado que ainda não conta com o serviço”. “Em um primeiro momento vai gerar custos para os municípios, mas com certeza nos dará um bom suporte”, avalia, destacando que os investimentos serão revertidos em benefícios para a população.

Como município polo da região, Ponta Grossa deverá contar com a Central de Regulação da Rede de Urgência e Emergência. Como já conta com este serviço em âmbito municipal, deverá ampliar sua estrutura de atendimento para atender a rede regional. “Acredito que será extremamente favorável para todos os municípios”, acredita o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

A implantação de um Consórcio para o Samu Regional foi consenso entre os prefeitos da região, devendo os custos serem rateados pelos 28 municípios que irão integrar a rede. O CimSaúde prevê que serão necessários cerca de R$ 1,8 milhão/mês para o funcionamento do Samu Regional. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos