9 de janeiro de 2020

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher enfatiza o combate à violência contra mulheres

Divulgação

Campanha Outubro Rosa e Doação de Lenços fazem parte das ações da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher teve um ano voltado às causas relacionadas ao combate da violência contra as mulheres. “Pautamos diversos temas relacionados à mulher, principalmente sobre violência contra as mulheres e diversos outros cenários. Na luta incansável pela defesa dos direitos da mulher, demos vozes nos espaços políticos e nas políticas públicas. Avançamos nas políticas para e pelas mulheres, tendo em vista as experiências do passado recente, os desafios presentes e nas propostas para o futuro”, afirmou a presidente da Comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC).

Durante o ano, várias reuniões e eventos foram realizados, com uma reunião temática em conjunto com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa para apreciação de nove projetos de lei, em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha. Um dos destaques, de acordo com a deputada, foi a implantação da Procuradoria da Mulher na Casa de Leis. “Ela zela pela defesa dos diretos das mulheres e representa um grande avanço às políticas públicas, principalmente no que tange a representação política e a luta pelos direitos da mulher”, destacou a deputada.

Mais de 10 projetos de lei foram analisados pela Comissão, com destaque ao projeto de lei 50/2019, da deputada Cantora Mara Lima, que cria o dispositivo Salve Maria, em atenção às mulheres vítimas de violência; o de 091/2019, da deputada Cristina Silvestri (CDN), que dispõe a preferência de vagas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cursos de qualificação técnica e profissional; e o de 613/2019, do deputado Delegado Francischini (PSL), que obriga os condomínios residenciais localizados no Paraná a comunicar aos órgãos de segurança pública quando houver em seu interior, ocorrência ou indícios de ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

A VOZ DA MULHER – A Comissão também realizou uma visita à Casa da Mulher Brasileira, coordenada por Sandra Praddo, para conhecer de perto a realidade de diversas mulheres vítimas de violência doméstica, bem como toda a estrutura que a Casa oferece. Também foram realizadas audiências públicas com o tema “Violência Contra Mulher: Conquistas e Desafios” e sobre “Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço”; dois wokshops “Gestão da Imagem da Mulher Executiva” e “Desmistificando o Câncer de Mama – Prevenir e Agir é Viver”; uma sessão solene em homenagem aos 13 anos da Lei Maria da Penha; um Grande Expediente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher; e uma exposição para marcar o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer.

“Somos uma Comissão ativa, com várias ações como a da doação de lenços às Amigas da Mama; nos aproximamos mais do Governo do Paraná, buscando mais união para combater a violência contra a mulher”, comentou a deputada. Foram várias atividades em prol da mulher e para 2020 a deputada projeta mais trabalho e acredita na aprovação de vários projetos que assegurem mais proteção às mulheres. “Que venha 2020 porque estamos aqui, sendo a voz de toda mulher paranaense”, finalizou.

Participam da Comissão, além da deputada Cantora Mara Lima, as deputadas Mabel Canto (PSC), Lucina Rafagnin (PT), Cristina Silvestri (CDN), Maria Victória (PP) e os deputados Delegado Francischini (PSL) e Delegado Fernando Marins (PSL). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos