23 de junho de 2022

Com parceria da AMCG, “Projetek” deve beneficiar municípios pequenos

Divulgação

Estudantes e profissionais deverão atuar na realização de projetos executivos de engenharia, com foco nas edificações públicas. Denominado ‘Projetek’, o programa do Governo do Estado objetiva atender as demandas de municípios de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes.

Instituições que ficarão responsáveis pela implementação do Escritório de Projetos de Engenharia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na região estiveram reunidas ontem, 22, para alinhar as primeiras ações. Denominado ‘Projetek’, o programa do Governo do Estado objetiva atender as demandas de municípios de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes.

Da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), região de abrangência do escritório da UEPG, 14 dos 19 municípios serão contemplados: Arapoti, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Tibagi e Ventania. “O Projetek vem atender a uma necessidade essencial dos municípios de pequeno porte, que, na maioria das vezes, não contam com profissionais para fazer este tipo de projeto”, exulta o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro.

O escritório contará com bolsistas de iniciação científica e bolsistas técnicos, além de professores coordenadores. Estudantes e profissionais deverão atuar na realização de projetos executivos de engenharia, com foco nas edificações públicas. “Será uma ação de ‘ganha-ganha’. Vamos fazer a diferença na área de projetos”, antecipa o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, citando os benefícios para as Prefeituras e para os alunos, que terão vivência de atuação na área pública.

Conforme a coordenadora do programa, professora Patrícia Kruger, as instituições parceiras locais terão papel essencial para a efetividade das ações do escritório. “A AMCG será o canal que irá demonstrar a demanda real dos municípios”, esclarece. Além da Associação, a coordenadora já elencou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Paraná Cidade, a Superintendência Geral de Tecnologia e Ensino Superior do Estado e a Fundação Araucária como apoiadores. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG) ficará responsável pela administração e gerenciamento de recursos.

TECNOLOGIA BIM – As unidades do Projetek irão utilizar tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre), um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações. Para o engenheiro da AMCG, Lucas Hyckzy, os escritórios do Projetek deveriam ainda atuar na capacitação dos técnicos municipais quanto a utilização da nova tecnologia. “Além da melhoria nas obras, o sistema irá facilitar a adequação do dinheiro público nas obras municipais”, avalia.

O Governo do Estado garantiu aporte de R$ 2,45 milhões para implantação de escritórios de projetos de engenharia nas universidades estaduais do Paraná. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, gerido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos