9 de junho de 2017

Castro terá tropeada comemorativa

Arquivo

São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil

Dentro das comemorações de 40 anos do Museu do Tropeiro, está confirmada a reabertura da exposição “Tropeirismo” para amanhã, com a realização de uma tropeada pela antiga “Rua das Tropas”, por onde circulavam centenas de animais que deram origem a cidade de Castro. Essa passagem é atualmente a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, a principal rua do comércio castrense. São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil.

A tropeada era a viagem feita pelos tropeiros quando saíam do Rio Grande do Sul e percorriam os caminhos de Santa Catarina e Paraná até chegar a São Paulo, onde eram vendidas as mulas na cidade de Sorocaba em uma grande feira. Esse movimento contínuo propiciou o surgimento de cidades como Castro, Ponta Grossa, Lapa e Jaguariaíva, entre outras.

A tropeada comemorativa terá início em frente ao 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, às 9h30, seguirá pela Rua Romário Martins até o Rio Iapó, segue pela Dr. Jorge até Praça Teotônio Marcondes (praça do cavalo), retorna pela Rua Cipriano Marques até a antiga Câmara Municipal, terminando em frente ao Museu do Tropeiro, na Praça Sant’Ana do Iapó, onde acontecerá a cerimônia da reabertura oficial do museu.

“A tropeada vai resgatar um pouco do tropeirismo que referenciou o nascimento de Castro e será uma forma de aproximar a sociedade com a história do nosso município”, disse o diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Castro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos