Castro formaliza no Governo do Estado pedido para receber Casa da Mulher Paranaense

Castro formaliza no Governo do Estado pedido para receber Casa da Mulher Paranaense
03 jul, 2025
Prefeitura já tem terreno para instalar estrutura que pode receber até R$ 1,9 milhão em investimentos do Estado. Prefeito Reinaldo Cardoso e Bianca Mariano protocolaram solicitação com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Crédito: Divulgação

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, e a secretária municipal da Mulher e Inclusão, Bianca Rodrigues Mariano, protocolaram oficialmente no Governo do Estado a solicitação para a implantação da Casa da Mulher Paranaense em Castro. A formalização do pedido aconteceu na terça-feira, 1º, em reunião com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, em Curitiba.

“Já temos o terreno, que é da Prefeitura, perto da Delegacia, e podemos dar essa contrapartida de imediato”, destacou o prefeito, acrescentando que no mesmo espaço, que tem 1,6 mil m², deverá ser instalada a recém-criada Secretaria Municipal da Mulher e Inclusão, atualmente com sede no Paço Municipal.

Para a secretária Bianca, a instalação desse equipamento “é essencial para promoção do protagonismo feminino, com estrutura que permite ações estratégicas de capacitação e proteção das mulheres”. Segundo ela, quando o Estado anunciou a implantação de 130 casas no Paraná, a Prefeitura de Castro imediatamente protocolou o pedido no edital aberto, mas agora ele foi formalizado junto à secretária de Estado.

“Estamos muito otimistas quanto à aprovação, pois Castro é um município de grande extensão territorial e com muita demanda nessa área. Até o momento, nossa cidade não conta com nenhuma estrutura específica para isso e é uma prioridade. É um primeiro passo para efetivarmos as políticas públicas para as mulheres”, enfatiza Bianca.

Uma comissão do Governo Estadual vai, agora, selecionar os municípios que vão ser contemplados com o projeto, que prevê repasses de até R$ 1,9 milhão para a implementação da Casa. “No que depender de nós, a gente vai estar trabalhando para que esse serviço também chegue ao Município de Castro, que é um município bem importante”, afirmou a secretária Leandre.

PROJETO – A Casa da Mulher Paranaense é um espaço para impulsionar a carreira das mulheres e promover o potencial e o protagonismo feminino. Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), é destinada às cidades que tenham em sua estrutura os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), como Conselho e Fundo dos Direitos da Mulher. O projeto paranaense é diferente da Casa da Mulher Brasileira, do Governo Federal, por não se tratar de um local de acolhimento a mulheres vítimas de violência, mas um espaço voltado à geração de oportunidades a esse público.

“Será um ambiente para a mulher poder fazer capacitação profissional. Lá dentro também vai ter o Banco da Mulher Paranaense, que é uma linha de financiamento a juro zero para as mulheres poderem abrir o seu negócio, dando amparo financeiro para que ela possa crescer como empreendedora e profissional”, explicou o governador Ratinho Junior, durante o lançamento do projeto, em março deste ano.

Além da geração de oportunidades, a proteção das mulheres também será um dos focos de atendimento no local. Junto às atividades de qualificação profissional e apoio à atividade empreendedora, também serão oferecidas ações de prevenção e conscientização, escuta inicial e encaminhamento à rede especializada em casos de violência doméstica. As casas também serão utilizadas para oficinas, palestras e diferentes atividades voltadas ao público feminino.

O convênio prevê o repasse fundo a fundo, com o governo destinando os recursos ao município que, por sua vez, será responsável pela aquisição do terreno, o projeto de implantação e pela contratação dos funcionários.

“Vai ser um espaço de oportunidades para todas as mulheres, no qual elas poderão buscar crescimento pessoal, capacitação para o mercado de trabalho e crédito para o seu negócio. Um verdadeiro espaço para as mulheres poderem prosperar”, detalhou, na mesma ocasião, a secretária Leandre Dal Ponte. (Com informações da Assessoria)

Comentários