1 de junho de 2020

Campos Gerais perdeu 2.254 vagas de trabalho em abril, aponta levantamento da UEPG

Arquivo

Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa alerta sobre crise econômica na região. Ponta Grossa foi a responsável por mais de 50% dos empregos perdidos dos Campos Gerais em abril (-1.231).

O Brasil está passando por uma das suas maiores crises econômicas em decorrência da Covid-19. Segundo levantamento do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nerepp-UEPG), os municípios dos Campos Gerais estão sendo atingidos por dois fatores, de dentro e de fora da região.

O primeiro fator, exógeno, é referente à queda da demanda internacional, com efeito nas exportações, e também com a retração da disponibilidade de alguns bens intermediários importados, os quais são utilizados na produção de bens finais na região. O segundo, endógeno, é referente à queda da demanda local, causada pelo distanciamento social.

Somente no mês de abril de 2020, o Brasil perdeu 860.503 vagas de trabalho, o Paraná, 55.008 e os Campos Gerais, 2.254. “Se analisar os meses que antecederam a crise da Covid-19, janeiro e fevereiro, tanto a região como também o Estado e o país vinham com tendência de crescimento, o que evidencia o caos que a pandemia gerou no mercado de trabalho brasileiro. O ponto positivo é que, na comparação com o Paraná e o Brasil, a região ainda estava com um estoque de emprego em abril superior ao que tinha em janeiro de 2020, cenário diferente do observado no resto do país”, afirma a pesquisadora do Nerepp, professora Augusta Pelinski Raiher.

Ao considerar o saldo obtido entre janeiro a abril de 2020, a região dos Campos Gerais ainda teve crescimento de 0,79% com relação ao estoque de empregos que se tinha no início de 2020, enquanto que o Paraná retraiu em 0,84% e o Brasil, 1,97%. “Da mesma forma, se comparar o saldo obtido entre janeiro e abril de 2019 com os mesmos meses de 2020, tem-se, para este último, um saldo acumulado 39% menor do que o verificado em 2019. Entretanto, na comparação desses meses de 2020 com 2018, tem-se um acumulado um pouco melhor para o ano atual. Tal característica é bem diferente da verificada para o Brasil e para o Paraná, os quais tiveram decrescimento do emprego no acumulado do ano de 2020”, explica Augusta.

Em termos de municípios, todos tiveram quebras de postos de trabalho no mês de abril, o que demonstra efetivamente a chegada da crise na região. Alguns municípios já iniciaram essa queda em março, sendo eles: Arapoti, Piraí do Sul (que desde fevereiro já vinha com saldo negativo), Porto Amazonas, São João do Triunfo, Telêmaco Borba e Tibagi. “Essa retração mais precoce do emprego pode estar relacionada com a queda dos postos de trabalho de empresas ligadas ao mercado externo, que reduz as suas exportações, bem como às empresas ligadas ao setor do turismo, como é o caso de Tibagi”, conta Augusta. De acordo com a pesquisadora do Nerepp, uma atenção especial deve ser dada a esses municípios, por já estarem em um processo de crise do mercado de trabalho antes da maioria dos municípios da região.

Com relação ao mês de abril, Ponta Grossa foi a responsável por mais de 50% dos empregos perdidos dos Campos Gerais (-1231). “O cenário era esperado já que o Município detém quase metade de todos os postos de trabalho da região. Embora seja natural, é preocupante, tendo em vista que Ponta Grossa é o centro da dinâmica econômica dos Campos Gerais, e o seu enfraquecimento representa uma perda de dinamismo para toda a região”, informa a pesquisadora.

Conforme os dados do Nerepp, a análise do acumulado de emprego de 2019, de janeiro a abril, revela que nove municípios tiveram um número de demissão superior ao de contratação neste período, sendo: Telêmaco Borba (-162), Reserva (-96), Piraí do Sul (-77), São João do Triunfo (-43), Porto Amazonas (-26), Castro e Imbaú (ambos com queda de 18), Tibagi (-16) e Curiúva (-14). Ao relacionar esse valor com o estoque de emprego que cada município tinha no início de 2020, percebe-se um decrescimento significativo para alguns desses municípios, como: São João do Triunfo, com uma queda de 6,28% dos empregos que se tinha no início de 2020; Porto Amazonas, com um decrescimento de 3,39% e; Reserva com queda do seu estoque de emprego inicial (2020) de 3,23%. Augusta reforça que no caso especial desses municípios, medidas precisam ser acionadas visando mitigar os efeitos da crise da Covid-19 e evitar a quebra expressiva da sua estrutura produtiva.

Como destaque positivo está o município de Ortigueira, que conseguiu acumular, nesse início de 2020, o equivalente a 23% do seu estoque de emprego inicial, criando mais de mil novos postos de trabalho. Na comparação entre sua dinâmica de 2020 com os mesmos meses de 2019, teve-se um incremento de 826 vagas, demonstrando a aceleração que ocorreu no início de 2020. Nessa mesma situação estão outros quatro municípios que apresentaram um acumulado de janeiro a abril de 2020 positivo e superior ao de 2019: Ipiranga, Ivaí, Palmeira e Ventania. No caso dos demais, boa parte teve um acumulado de janeiro a abril de 2020 inferior ao de 2019.

Para Augusta, o cenário é preocupante na região. “É necessário identificar os setores mais afetados pela crise em cada município, bem como é necessário verificar se as políticas públicas que visam amenizar os problemas na estrutura produtiva estão sendo acessadas”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos