22 de fevereiro de 2024

Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, é o novo roteiro religioso do Paraná

Divulgação

O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.

O Paraná ganhou um novo roteiro do turismo religioso. Lançado neste mês em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, o Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.

A rota, que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas (Rede Trilhas), está sendo estruturada há cerca de dois anos e foi organizada para ser percorrida a pé, de bicicleta e até mesmo de automóvel. A exemplo do tradicional Caminho de Santiago de Compostela, o peregrino recebe um passaporte, que pode ser carimbado em 24 pontos ao longo das oito etapas da rota.

Conhecida como a cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, 16 templos da rota são da Igreja Ucraniana, com arquitetura bizantina. O caminho também passa por outras igrejas católicas, de arquitetura latina, uma luterana, pelo túmulo da Serva de Deus Irmã Anatólia Bodnar, museus, orquidário, mirantes e cachoeiras, fazendo jus a outro título que a cidade carrega, o de Terra das Cachoeiras Gigantes. Todas as etapas do roteiro podem ser conferidas AQUI.

Prudentópolis é também reconhecida como a Capital da Oração do Estado do Paraná, devido às mais de 100 igrejas construídas na cidade. Foi justamente a lei que concedeu esse título que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo, com o objetivo de fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade, principalmente na área rural.

“Já tínhamos o desejo de criar uma rota do turismo religioso, que já era explorado aqui na cidade porque temos algumas peculiaridades, com as igrejas ucranianas e latinas muito próximas nas comunidades”, explica a secretária municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim. “A prefeitura, três paróquias da cidade e os museus abraçaram a causa e nós estruturamos o caminho, criamos o site e organizamos as comunidades para receber os peregrinos”.

Ela destaca que a ideia foi criar roteiros alternativos juntamente aos atrativos já conhecidos da cidade. “A rota vai trazer muitos benefícios para a área rural do município, porque o peregrino vai precisar pernoitar, vai precisar de um espaço para montar sua barraca, um lugar para fazer uma alimentação. A ideia é justamente ajudar essas comunidades a obter renda e gerar empregos”, diz.

Para Eliseu Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Governo do Paraná, esse novo roteiro consolida ainda mais o segmento. “O turismo religioso é um trabalho construído pela troca de experiências, de maneira coletiva, o que ajuda os nossos municípios e valoriza a história dos nossos monumentos”, afirma.

O casal Kelly Julliane Ribeiro e Marcelo Artungui são de Prudentópolis e foram os primeiros peregrinos a percorrer os 122 quilômetros do caminho. O passeio de três dias também foi um momento especial para os dois, já que Marcelo pediu Kelly em casamento na porta da Igreja de São Miguel Arcanjo.

Para Kelly, o desafio físico foi importante para despertar ainda mais sua espiritualidade e autoconhecimento. “A experiência foi desafiadora e encantadora, um caminho de tirar o fôlego, literalmente”, conta. “Muitas serras, pedras soltas, o calor, a poeira e a distância exigiram muito do corpo físico, mas o caminho é marcado por belas igrejas, atrativos naturais e paisagens lindas. A natureza de uma beleza ímpar, as cores do dia amanhecendo, o canto dos pássaros, tudo isso vai nos fortalecendo, juntamente com a fé e o amor que carregamos no coração”.

PEREGRINAÇÃO – Pelo site, o romeiro também pode fazer o cadastro para retirada do Kit Oficial do Peregrino, que conta com o passaporte do Caminho de São Miguel Arcanjo, certificado, mapa e outros itens. A ideia é que cada etapa do trajeto seja feita em um dia, levando oito dias para percorrer o caminho completo a pé. Todo o percurso conta com opções de hospedagem e locais para alimentação.

A primeira rota tem 22 quilômetros de extensão, saindo da Igreja Matriz São João Batista, no Centro da Cidade, e passando pelo Santuário Nossa Senhora das Graças, Praça Ucrânia, onde tem o monumento Taras Shevchénko, Igreja Matriz São Josafat, Casa da Memória Irmã Anatólia e pelo Salto Sete Adventures Park, além de outros templos religiosos.

Na segunda, são 24 quilômetros de caminhada, passando por atrativos como o Parque Cabeça de Lobo, o Monumento Natural Salto São João, uma unidade de conservação que conta com uma imponente cachoeira de 84 metros de altura, o Museu São Valdomiro, o Orquidário São Miguel e por diferentes igrejas católicas.

A terceira etapa do caminho tem extensão de 16 quilômetros e conta com as igrejas da Imaculada Conceição e São Nicolau, além de passar pelo Rio Ivaí. Na sequência vem o quarto trajeto, onde o peregrino vai percorrer 14 quilômetros e encontrar locais como as igrejas São Sebastião e da Transfiguração do Nosso Senhor e os saltos São Sebastião e Mlot.

O quinto trecho tem extensão de 6 quilômetros e passa pelo Recanto Monte Olympio, que tem trilhas naturais e duas quedas d’água que formam piscinas naturais próprias para banho. Também conta com a Igreja São Miguel Arcanjo, em Linha Piquiri, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo e a Cachoeira Perehouski.

Também de seis quilômetros, a sexta etapa passa pelo Mirante Saltos Gêmeos e pelas igrejas da Natividade de Nossa Senhora – são dois templos com este nome, um da Igreja Greco-Católica Ucraniana de rito oriental e outra da Congregação das Irmãs Ucranianas de São José – e pelas igrejas de Exaltação à Santa Cruz e de Nossa Senhora do Patrocínio.

O romeiro vai percorrer 15 quilômetros no sétimo trajeto, onde pode visitar as igrejas da Sagrada Família, de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade. Na última etapa, estão os 15 quilômetros finais para a conclusão da rota completa. Ela inicia na Catedral Imaculada Conceição, passa pelo Lago Municipal e acaba no Museu Servas Maria Imaculada, onde o peregrino recebe o certificado de conclusão do Caminho de São Miguel Arcanjo. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos