15 de julho de 2021

Câmara dos Deputados terá prêmio à Ciência proposto por Aliel

Divulgação

“Prêmio César Lattes”, será concedido a pessoas cujos trabalhos ou ações se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou ontem, 14, a criação do “Prêmio César Lattes”, a ser concedido pela Câmara dos Deputados a cinco personalidades, pessoas físicas ou jurídicas, cujos trabalhos ou ações se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação. A criação do prêmio foi uma proposta do deputado federal Aliel Machado (PSB), presidente da Comissão.

De acordo com Aliel, a ciência, a tecnologia, a comunicação e a informática contribuem de forma inquestionável para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que proporcionam grandes avanços em diversas áreas do conhecimento, trazendo inúmeros benefícios e melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.

“O desenvolvimento tecnológico tem grande impacto no mundo do trabalho e em diversos aspectos da nossa vida, além de possibilitar a inclusão social e o acesso à informação, à cultura e à educação. Precisamos valorizar a ciência, tecnologia e informação por meio da valorização dos pesquisadores, cientistas, universidades e instituições de pesquisa, bem como fortalecer o orçamento público, com o objetivo de fomentar o crescimento econômico, a geração de renda e o bem-estar de nossa população”, defendeu Aliel.

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) elogiou a criação do prêmio. “Quero cumprimentar vossa excelência pela iniciativa. Estou nesta comissão desde o primeiro ano de mandato. Hoje estou no sexto. Estamos em celebração por essa excelente ação de valorização da Ciência e dos cientistas por parte do presidente desta comissão”, disse Erundina.

Já o deputado Nilson Tatto (PT-SP) parabenizou a iniciativa e pediu para subscrever a criação do prêmio junto com o presidente. “Esse é um momento de afirmação da Ciência, em função daquilo que a gente vem acompanhando. Porque nós temos hoje muita perseguição aos cientistas, aos pesquisadores, às universidades, da forma como o próprio governo vem tratando o enfrentamento da pandemia”, afirmou o parlamentar.

O Prêmio será conferido anualmente pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A indicação dos concorrentes poderá ser realizada por qualquer membro do Congresso Nacional até o dia 30 de junho de cada ano, mediante inscrição efetuada perante a Mesa da Câmara dos Deputados.

HOMENAGEADO – César Mansueto Giulio Lattes, nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924. Filho de imigrantes italianos, mudou-se para São Paulo, estudou na escola Politécnica e formou-se em física e matemática na Universidade de São Paulo (USP). Na Inglaterra, junto com o físico italiano Giuseppe Occhialini, e sob a direção do físico britânico, Cecil Powell, descobriu uma das subpartículas responsáveis pela coesão do núcleo do átomo, o que resultou na criação de um novo campo de estudo da física, a física de partículas.

Lattes também se destacou por apoiar iniciativas que alavancaram a ciência e a pesquisa no Brasil, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro, o atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

“Com esse prêmio, teremos a oportunidade de aproximar as ações realizadas por representantes da sociedade com o Poder Legislativo e valorizar as pessoas e entidades que promovem verdadeiramente a ciência, a tecnologia e a inovação em nosso país”, finalizou Aliel. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de maio de 2024

Elizabeth anuncia edital de licitação para pavimento em concreto em trecho da Avenida Ernesto Vilela

Arquivo

17 de maio de 2024

Sesa abre 22 novos leitos no HU-UEPG

Divulgação

16 de maio de 2024

Elisangela irá anunciar mais dois investimentos milionários para Carambeí

Divulgação

16 de maio de 2024

Municípios da AMCG somam R$ 454 milhões em arrecadação junto ao Estado no 1º quadrimestre

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos