10 de março de 2025

Câmara de PG aprova criação de 351 novos cargos na Guarda Municipal

Divulgação

Nova lei permitirá que efetivo da corporação chegue a 720 guardas civis municipais. Projeto segue para a sanção do Executivo Municipal.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou hoje, 10, em duas discussões, o Projeto de Lei 039/2025, de autoria do Poder Executivo. A iniciativa autoriza a criação de 351 novas vagas para servidores da Guarda Civil Municipal. Com a aprovação das novas vagas, a GCM poderá ampliar seu efetivo de 369 guardas para 720. O projeto foi aprovado em dois turnos, sendo a segunda votação em uma sessão extraordinária, e agora segue para a sanção do Poder Executivo.

No projeto enviado à Casa de Leis, a Prefeitura justifica que, esse aumento se dá pela necessidade de corrigir o quadro deficitário de pessoal, para melhor atendimento à população, e assegurar o desenvolvimento e a manutenção das políticas públicas municipais de segurança, “conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal n° 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais”, diz a justificativa do PL.

Para o presidente da Casa de Leis, Julio Küller (MDB), a aprovação do PL é fundamental para ampliar a sensação de segurança no município. “Nós, aqui na Câmara, nos preocupamos com a segurança da cidade e, por isso, aprovamos esse projeto de lei para que a prefeita Elizabeth possa chamar cem novos guardas para reforçar as ações que têm sido feitas na cidade de prevenção e patrulhamento”, contou JK.

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, Fábio Silva (Republicanos), destacou a importância do projeto para a melhoria da segurança pública na cidade. “Hoje demos um passo muito importante para o aumento da segurança pública em nosso município. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal, fico feliz em poder contribuir com a aprovação desse projeto, que dobra o número de guardas em nossa cidade, visando maior segurança para todos”, destacou.

Com relação à questão orçamentária desse aumento, o PL ainda prevê que a inclusão das novas vagas será contabilizada conforme a necessidade de contratação e em acordo com a situação fiscal orçamentária dos exercícios financeiros, respeitando a previsão orçamentária e a devida anuência da Controladoria Geral do Município, em consoante com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

SEGUNDA DISCUSSÃO – Para dar celeridade à aprovação do projeto, ao final da sessão ordinária, foi realizada sessão extraordinária, ainda durante a tarde de segunda-feira, para nova votação. Com 15 votos favoráveis, o projeto foi aprovado em segunda discussão e segue para o Executivo para sanção. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

14 de março de 2025

Curso de Psicologia da UEPG recebe primeira turma

Divulgação

14 de março de 2025

AMCG Cultura reúne secretários e lideranças em PG para debater novos projetos

Divulgação

14 de março de 2025

Câmara cria CEI para investigar contrato da coleta do lixo

Divulgação

14 de março de 2025

Hemodiálise de Castro dobrará número de vagas a partir de abril

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos