3 de dezembro de 2021

Butina se reúne com equipe da Sudis por novas moradias

Divulgação

Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Paraná, Mauro Rockenbach, esteve em Tibagi e apresentou a proposta de construção de moradias por autogestão.

A Prefeitura Municipal de Tibagi recebeu ontem, 02, a visita da equipe da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) do Governo do Paraná, liderada por Mauro Rockenbach, o superintendente do órgão. Na pauta, a possibilidade de construção de novas casas dentro do Município através do processo de construção de moradias por autogestão.
“Temos uma demanda por novas moradias no Município que desde muito tempo não foram feitas. Essa proposta é muito interessante e vamos trabalhar para que aconteça em Tibagi”, garante o prefeito Artur Butina.
De acordo com Mauro Rockenbach o processo envolve o Governo do Estado, o Município e uma entidade da sociedade civil pela moradia que deve ser criada e será a gestora desse processo. A Prefeitura realiza um chamamento público e essa entidade participara para executar a construção.
“O recurso vem do Fundo Estadual de Habitação e Interesse Social e é repassado para o mesmo fundo municipal. A Prefeitura destina uma área através da ZEIS, zona especial de interesse social, prepara um projeto, escolhe uma entidade e organiza as famílias que vão morar nessas novas casas”, afirma Rockenbach.
Ele disse ainda que diferente de construir todas as casas e entrega-las, as pessoas que vão morar participam do processo com a escolha do tipo de material, por exemplo. A processo de construção não é através de uma empreitada global, quando a execução da obra é feita desde a fundação até a entrega da chave.
“Na construção por autogestão é tudo feito por etapas com a contratação de mão de obra local de microempreendedores individuais (MEIs), compra de material de empresas pequenas de construção civil. Assim, se movimenta a economia da cidade, gera emprego e renda e ao final disso existe um conjunto habitacional onde as pessoas ajudaram a construir e uma comunidade formada através da associação de moradores. Esse é o diferencial: mais barato, melhor e com melhores condições sociais”, finaliza o superintendente da Sudis. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de janeiro de 2022

O Homem da Mala está na ativa?

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos

Divulgação

24 de janeiro de 2022

Tibagi e Paraná Turismo firmam parceria para aniversário de 150 anos do Município

Divulgação

24 de janeiro de 2022

Paraná se mantém na liderança nacional da produção de mel, aponta boletim

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista