19 de outubro de 2021

“Avança Campos Gerais” deve melhorar ambiente de negócios na região

Arquivo

“Sabemos do papel importantíssimo do poder público para isso. Mas a sociedade organizada contando com parcerias da academia e organizações fará toda a diferença”, avalia o pesidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, prefeito de Castro Moacyr Fadel.

Com a perspectiva de melhorar o ambiente de negócios, a região dos Campos Gerais institucionalizou seu primeiro Comitê Territorial hoje, 19. A diretora de Relações Institucionais da ACIPG, Giorgia  Bin Bochenek, e seu vice, o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR), Lino Cesar Castanho Lopes, agora tem a missão de coordenar o grupo “Avança Campos Gerais” que compreende poder público, privado, associações e academia no território que abrange os municípios de Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. “Quero uma região melhor para meus filhos”, disse a presidente, destacando que o potencial é dos Campos Gerais, e não somente de uma cidade.

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Filho, destacou a importância da institucionalização do Comitê em uma região tão privilegiada pelo seu potencial. “Temos esse privilégio, e o privilégio ainda maior de estarmos à frente destes municípios”, avalia. Sobre a participação da AMCG junto ao Comitê, Fadel garantiu: “seremos o combustível para mover esse motor”. A AMCG acompanha os trabalhos do “Avança Campos Gerais” desde o início de seus trabalhos em 2018, e desde então vem estimulando a participação do poder público no processo. “Unidos contamos com a força e a capacidade de mudança”, aponta a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, destacando a coletividade regional.

Para o gerente regional do Sebrae, a institucionalização do Comitê representa um momento importantíssimo para a região. “Temos que olhar para o futuro, construir alicerces duradouros. Nossa região é muito desenvolvida, mas não podemos parar no tempo. Com pessoas unidas olhando para um objetivo em comum vamos rumo ao desenvolvimento sustentável”, garante.

Consultor credenciado do Sebrae, Adilson Santos, destacou a natureza do Comitê Territorial Avança Campos Gerais. “Ele é suprapartidário e autônomo. Um ente que busca esforços para gerar pertencimento da população. Temos que migrar de um olhar restrito para desenvolver senso territorial”, explica. Para Santos, o que poderia acontecer de maneira espontânea na região já aconteceu. “Não podemos nos acomodar. Nossas ações serão conscientes com propósito de um desenvolvimento sustentável, para melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescenta.

EIXOS – A princípio o “Avança Campos Gerais” atuará em torno de quatro eixos, sendo acesso a mercados e compras públicas; educação empreendedora; inovação e associativismo. Conforme a coordenadora da educação empreendedora e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Gislaine Babinski, este eixo deve manter um elo das ações de toda a microrregião. “Queremos gerar conexão com constância e continuidade de propósitos”, antecipa.

Coordenadora da “Inovação”, a docente da Faculdade Cescage, Jaqueline Fonseca Rodrigues comentou que um dos objetivos do grupo é a desmistificação da inovação. “Sabemos que há diversos níveis de maturidade quanto ao assunto. Vamos obter embasamento conforme os níveis para proporcionar melhorias”, prevê.

Já o coordenador do eixo acesso a mercados, o secretário Municipal de Agricultura de Ponta Grossa, Bruno Costa, destacou as compras governamentais como um dos focos. “Vamos mapear os fornecedores locais, a fim de girar mais dinheiro em nossa região e dar oportunidade para produtores rurais”, comenta, citando ainda a conexão entre demanda e oferta.

O eixo Associativismo ficou com a coordenação do gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck. “O associativismo tem a função de somar para fortalecer. A máxima é que juntos somos mais fortes”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

3 de dezembro de 2021

Butina se reúne com equipe da Sudis por novas moradias

Divulgação

3 de dezembro de 2021

Parceria da Prefeitura com o Judiciário vai regularizar mais de 5 mil lotes em PG

Divulgação

3 de dezembro de 2021

Prefeitura entrega salas de aleitamento em 5 unidades de saúde

Arquivo

3 de dezembro de 2021

Prefeitura de PG aplica 2ª dose de Pfizer e dose de reforço para público 18+

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista