11 de março de 2024

Atendimentos e obras de infraestrutura marcam os primeiros dias de atuação da Via Araucária

Arquivo

A concessionária ainda realiza roçadas, pintura de estruturas e barreiras de concreto nas rodovias BRs-277,373, 476 e PR-423.

Desde o início da operação, em 28 de fevereiro, até a última sexta-feira, 08, a Via Araucária realizou cerca de 800 atendimentos. Entre eles, 289 casos de pane mecânica, 18 problemas elétricos, 57 sinistros e 16 atendimentos clínicos.

Além do suporte médico e mecânico, a concessionária também cumpriu a agenda de obras ao longo dos 473 quilômetros do Lote 1 de rodovias do Paraná. As intervenções ocorreram, em especial, nas seguintes localidades: BR-476/km 154 (Araucária), BR-373/km 220 (Imbituva), BR-277/km 137 (Balsa Nova) e BR-277/km 125 (Campo Largo).

Vale destacar que os serviços acima seguem em andamento e incluíram também o processo de pavimentação na BR-476, quilômetro 154, próximo à Araucária. Na rodovia BR-373, km 221, no sentido crescente, em Imbituva, foi realizada também serviços de terraplanagem.

Simultaneamente, no trecho da BR-277, km 137 e 138, no sentido decrescente, em Balsa Nova, também foram executadas atividades de terrapleno, e, em Campo Largo, foram implementadas obras noturnas de restauração do pavimento, nos quilômetros 125 e 130 da BR-277.

Ainda no cronograma de obras iniciais, permanecem as demais operações que compreendem atividades como roçadas, limpeza de pista, manutenção dos sistemas de drenagem, recuperação da pavimentação, sinalização horizontal (pintura de solo) e sinalização vertical (implantação de placas).

Conforme previsão contratual, os serviços iniciais serão realizados durante 12 meses para garantir a segurança viária e elevar o padrão nas rodovias administradas pela Via Araucária.

INSUMOS UTILIZADOS NAS OBRAS – Para realizar a fresagem e recomposição da camada asfáltica na BR-476, foram utilizadas cerca de 900 toneladas do material. Na BR-277, as intervenções foram ainda mais robustas, totalizando mais de 2 mil toneladas de insumos. Além disso, os trabalhos de recuperação de talude e limpeza de canaletas também foram realizados neste mesmo trecho.

Na rodovia BR-373, a Via Araucária realizou a estabilidade e segurança da via por meio da recuperação de aterro em acostamento.

ROÇADAS E LIMPEZA – Foram realizadas roçadas e limpezas na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas cinco praças de pedágio, nos dispositivos ao longo das rodovias BR-277 e 476, com 25 km de roçada manual e 29 km de roçada mecânica. Além da limpeza de 1.500 metros de drenagem superficial e o recolhimento de aproximadamente 20 toneladas de resíduos coletados ao longo do trecho das rodovias BR-277,476 e 376, ocorreu a limpeza e a pintura de 200 metros de barreira em concreto e 22 pontos de ônibus.

Recuperação de pavimento e operação tapa-buracos

As prioridades da concessionária foram estabelecidas considerando a gravidade geral das patologias existentes na camada asfáltica e, consequentemente, a restituição da segurança viária. A fim de minimizar os transtornos aos usuários, foram mobilizadas equipes diurnas e noturnas devidamente dimensionadas conforme as características de tráfego do local.

Desse modo, para reparos no pavimento, foram mobilizados 110 equipamentos destinados ao tratamento das patologias, e até o momento foram utilizadas 3 mil toneladas de massa asfáltica, que correspondem a mais de 12.000 m² de pista restaurada. Resultando no consumo de aproximadamente 160 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e mais de 2.700 toneladas de material granular, por meio da operação tapa-buraco emergencial, em 2.550 pontos ao longo das rodovias BR-277, 476 e 376.

RECUPERAÇÃO DE TERRAPLENOS – A recuperação dos terraplenos priorizou pontos que ofereciam maiores ameaças às rodovias. Ao longo de 80 horas trabalhadas, foram mobilizados oito equipamentos de terraplenagem, destacando duas escavadeiras hidráulicas que atuaram em três pontos críticos.

Até o fim da operação, mais de 3.400 m² de revestimento vegetal serão plantados, restaurando assim, em torno de 34 pontos críticos.

Implantação de sinalização horizontal e vertical

Até o momento, foram realizadas a aplicação de 30,5 km de faixa de sinalização horizontal, além da implementação de 400 m² de placas de sinalização vertical; recolhimento de aproximadamente 482 placas obsoletas ao longo do trecho; e manutenção de 664 m de defensas metálicas.

A concessionária ressalta que os serviços estão sujeitos a alterações conforme necessidades operacionais ou condições climáticas. Todas as atividades estão em conformidade com o contrato de concessão da Via Araucária, em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, a concessionária recomenda que os motoristas tenham atenção e diminuam a velocidade ao trafegar nas regiões em obras, que estão sendo sinalizadas seguindo as normas vigentes.

Todas as intervenções serão devidamente comunicadas pela concessionária pelo Instagram: @araucariavia e em informes à imprensa. Para informações sobre as condições de tráfego, o usuário também pode ligar, a qualquer hora do dia, para o telefone 0800 277 0 376. As nove bases de atendimento ao usuário, localizadas ao longo do trecho, também dispõem de teleatendimento 24h, todos os dias da semana. Para consultar as localidades acesse: https://viaaraucaria.com.br/institucional/servicos/servico-de-atendimento-aos-usuarios-sau/.

SOBRE A VIA ARAUCÁRIA – A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br.

(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR- 373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.

(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira/PR. (Com assessoria)

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