11 de fevereiro de 2021

Assistência Social realiza ações com famílias das localidades rurais

Divulgação

Todas as terças e quintas-feiras uma equipe da Unidade Móvel se desloca até as comunidades para entregar alimentos e produtos de higiene e limpeza.

A Fundação de Assistência Social (FASPG) vem trabalhando em diversas frentes de atendimento para as famílias em vulnerabilidade social. Desde o início do ano as equipes estão desenvolvendo e executando ações que chegam aos que mais precisam, seja na região urbana, ou na rural. Durante a última semana as comunidades rurais estão recebendo doação de cestas de alimentos e kits de higiene pessoal e limpeza. Todo o material é entregue pela equipe da Unidade Móvel do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

“Diante do cenário que vivemos com o coronavírus a demanda para atendimento em áreas rurais aumentou pois, uma das medidas de enfrentamento ao COVID-19, que é o isolamento social, fez com que as pessoas da área rural, que já tinham dificuldades de acesso a serviços públicos, ficassem ainda mais vulneráveis socialmente, tendo a necessidade de atenção por parte da política pública de assistência social, serviço essencial neste momento”, explica a presidente da FASPG, Simone Kaminski.

As entregas estão acontecendo todas as terças e quintas-feiras. “As famílias são cadastradas e passam por uma triagem da equipe técnica. Fazemos este controle para distribuir todos os materiais de maneira que muitas pessoas recebem o auxilio”, destaca a coordenadora da Unidade Móvel, Tatiane Cristina Leite dos Santos.

Os materiais repassados as famílias são adquiridos com recursos próprios e também através de doações. As cestas estão sendo montadas com 20 itens de alimentos básicos, o kit de higiene conta com sabonete e pasta de dente, e o kit de limpeza possui um litro de álcool, um litro de água sanitária, um pacote de sabão em pedra e um quilo de sabão em pó. “Todo este material está sendo entregue durante o início do ano, de acordo com a demanda de cestas básicas. Nós iniciamos as entregas pela Colônia Sutil, esta semana já estamos realizando na região de Itaiacoca. Queremos continuar auxiliando as famílias que mais necessitam, pois sabemos que estas doações fazem diferença no dia a dia das famílias que recebem”, comenta Simone.

Para que as doações aconteçam de maneira ágil e segura a FASPG adquiriu uma nova Unidade Móvel, além dos dois trailers já utilizados. Agora, o serviço passa a contar com um veículo 4X4. “Pela especificidade do atendimento realizado pela equipe da Unidade Móvel de CRAS (áreas rurais e de difícil acesso), observamos a necessidade de adquirir um veículo que comporte a estrutura necessária para o deslocamento e execução do trabalho, visto que atualmente as áreas rurais do Município são, na sua maioria, compostas por estradas de chão e em condições que um carro padrão não tem acesso ou apresenta acesso parcial, fazendo com que a manutenção veicular seja constante, pois a estrutura do automóvel utilizado na área urbana não comporta a utilização da mesma forma em área rural”, esclarece a coordenadora do departamento de proteção social básica, Tatyana Belo.

O investimento do veículo adquirido com recurso federal do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF) foi no valor de R$ 177.800,00. “O objetivo da aquisição do veículo foi dar continuidade ao trabalho da Unidade Móvel principalmente nas áreas rurais e de difícil acesso, melhorando a qualidade do serviço e dando maior estrutura para a equipe atender a população mais vulnerável do município”, finaliza Simone.


Atendimento Unidades Móveis de CRAR

A Unidade Móvel consiste em uma equipe adicional, que leva os serviços da Proteção Social Básica aos usuários da assistência social e tem a responsabilidade de realizar a busca ativa das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em locais de difícil acesso, distantes de unidades físicas de CRAS, ou dispersas nos territórios de abrangência.

Em 2020 o serviço Unidade Móvel realizou 1.187 visitas domiciliares e 3.698 atendimentos particularizados, além de desenvolver ações pontuais nos territórios e na área rural. Além das áreas rurais, a equipe da Unidade Móvel apoiou todas as ações que se fizeram necessárias nas 10 unidades físicas dos CRAS. (Com assessoria)

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